Chás que ajudam a tratar azia

Por Débora Silva em Doenças

A azia, aquela sensação de ardor ou queimação no estômago e no peito, é bastante conhecida de uma grande quantidade de pessoas, aparecendo principalmente após as refeições. Este problema ocorre principalmente quando as válvulas do estômago não permanecem totalmente fechadas após o alimento ser consumido, e assim, os sucos gástricos atingem o esôfago, o que provoca a sensação de ardor ou queimação. Por isso, o problema da azia ocorre principalmente devido à alimentação inadequada, com a ingestão de alimentos muito gordurosos, temperos fortes, frituras, alimentos ácidos demais ou excessos alimentares. Os sintomas mais comuns deste problema são os gases, náuseas, distensão abdominal, dificuldade em respirar e gosto amargo na boca e garganta. Quem sofre muito com esse mal estar necessita de uma mudança de hábitos, principalmente alimentares.

Chás que ajudam a tratar azia

Foto: Reprodução

Existem algumas receitas caseiras que podem auxiliar no combate aos sintomas da azia. Confira a seguir algumas receitas de chás que podem auxiliar no tratamento deste mal:

Chás que auxiliam no tratamento da azia

Chá de gengibre – O gengibre pode ser duplamente útil: absorve o ácido do estômago e acalma os nervos. Pode-se utilizar o gengibre na preparação dos alimentos, comer pedaços da raiz crua ou tomar o chá.

Para preparar o chá, adicione uma colher (chá) de gengibre fresco ralado para uma xícara de água fervente, deixe em infusão por alguns minutos e depois está pronto ser tomado. O gengibre pode ser consumido regularmente para evitar e curar o problema de azia.

Erva cidreira com hortelã – Ferva um litro de água junto com uma colher (sopa) de folhas frescas de erva cidreira e meia xícara (chá) de ramos frescos de folhas frescas de hortelã, por aproximadamente cinco minutos. Após esse período, coe e tome depois de amornar, sem adoçar. O indicado é tomar uma xícara do chá por três vezes durante o dia.

Espinheira santa – Leve uma xícara (chá) de água ao fogo e deixe levantar fervura. Após isso, acrescente duas colheres (chá) de folhas de espinheira santa, deixando tampado por alguns minutos. O indicado é tomar uma xícara do chá de três a quatro vezes ao dia.

Erva doce – Para preparar o chá de erva doce, utilize a medida de 15 gramas de sementes para 1 litro de água.

Batata inglesa – Descasque a batata, rale e depois esprema até sair o leite. Tome uma colher, em jejum, após escovar os dentes.