Chás que ajudam a tratar problemas nos rins

Por Stefanie Mouret em Doenças

Os rins são órgãos vitais no organismo humano. Para entender quão importante eles são, pense neles como um filtro, que irá filtrar toxinas, bactérias e outras substâncias que não são boas para o organismo, encaminhando-as para que sejam eliminadas através da urina. No entanto, caso não sejam bem cuidados, os rins podem perder a capacidade de exercer suas funções, ou obter problemas que causam muitas dores – como a famosa pedra no rim.

Chás que ajudam a tratar problemas nos rins

Foto: Reprodução

Ao sentir qualquer dificuldade urinária ou desconfiança de problema renal, é fundamental e urgente que se busque o auxílio médico de um especialista, mas a sábia medicina natural também pode ter importante papel nesse tratamento, com diversos chás responsáveis por aliviar e tratar problemas renais. Conheça alguns eficientes e populares chás para este fim.

Chá de quebra pedra

Sem sombra de dúvidas, em boa parte do Brasil, o chá de quebra pedra é o mais indicado para dores renais, cistites e infecções urinárias. O motivo é que ele possui uma grande propriedade diurética, que estimula a eliminação de líquido, e consequentemente das bactérias, toxinas e até mesmo cálculos renais que estejam causando incômodo. É importante frisar que para que a “pedra” no rim possa ser expelida de maneira natural, ela deve ter determinado tamanho constatado por exames médicos e avaliados por um médico de confiança.

Chá de calluna

A calluna é uma planta extremamente prática para tratar problemas nos rins, já que todas as suas partes podem ser utilizadas para o preparo de chá. Assim como a quebra pedra, a calluna é altamente diurética, auxiliando o tratamento de doenças renais em grau leve.

Chá de eucommia

A eucommia é uma árvore originária da China, cujas folhas e cascas são comumente utilizadas para o tratamento de doenças renais. Elas funcionam como um tônico para os rins, os incentivando ao melhor funcionamento, aliviando suas dores e o fortalecendo. No entanto, a eucommia jamais deve ser utilizada em conjunto com remédios para o tratamento de pressão arterial.

Como preparar seu chá?

O primeiro passo é escolher a planta que irá utilizar, dentre as opções que você possui. Após escolhê-la, opte por comprar as folhas secas, lave-as bem e deixe secar por algum tempo. Então leve uma quantidade em torno de duas a três colheres de sopa de chá da planta ao fogo, juntamente com meio litro de água. Deixe ferver por 10 minutos, então desligue e abafe. Quando a temperatura estiver morna, consuma o chá. Repita o procedimento entre duas e três vezes ao dia, conforme a necessidade e sempre dispondo de acompanhamento e orientação médica.