Escrito por em 22/04/2014 (atualização: 12/01/2017)

Os rins são órgãos vitais no organismo humano. Para entender quão importante eles são, pense neles como um filtro, que irá filtrar toxinas, bactérias e outras substâncias que não são boas para o organismo, encaminhando-as para que sejam eliminadas através da urina. No entanto, caso não sejam bem cuidados, os rins podem perder a capacidade de exercer suas funções, ou obter problemas que causam muitas dores – como a famosa pedra no rim.

Chás que ajudam a tratar problemas nos rins

Foto: Reprodução

Ao sentir qualquer dificuldade urinária ou desconfiança de problema renal, é fundamental e urgente que se busque o auxílio médico de um especialista, mas a sábia medicina natural também pode ter importante papel nesse tratamento, com diversos chás responsáveis por aliviar e tratar problemas renais. Conheça alguns eficientes e populares chás para este fim.

Chá de quebra pedra

Sem sombra de dúvidas, em boa parte do Brasil, o chá de quebra pedra é o mais indicado para dores renais, cistites e infecções urinárias. O motivo é que ele possui uma grande propriedade diurética, que estimula a eliminação de líquido, e consequentemente das bactérias, toxinas e até mesmo cálculos renais que estejam causando incômodo. É importante frisar que para que a “pedra” no rim possa ser expelida de maneira natural, ela deve ter determinado tamanho constatado por exames médicos e avaliados por um médico de confiança.

Chá de calluna

A calluna é uma planta extremamente prática para tratar problemas nos rins, já que todas as suas partes podem ser utilizadas para o preparo de chá. Assim como a quebra pedra, a calluna é altamente diurética, auxiliando o tratamento de doenças renais em grau leve.

Chá de eucommia

A eucommia é uma árvore originária da China, cujas folhas e cascas são comumente utilizadas para o tratamento de doenças renais. Elas funcionam como um tônico para os rins, os incentivando ao melhor funcionamento, aliviando suas dores e o fortalecendo. No entanto, a eucommia jamais deve ser utilizada em conjunto com remédios para o tratamento de pressão arterial.

Como preparar seu chá?

O primeiro passo é escolher a planta que irá utilizar, dentre as opções que você possui. Após escolhê-la, opte por comprar as folhas secas, lave-as bem e deixe secar por algum tempo. Então leve uma quantidade em torno de duas a três colheres de sopa de chá da planta ao fogo, juntamente com meio litro de água. Deixe ferver por 10 minutos, então desligue e abafe. Quando a temperatura estiver morna, consuma o chá. Repita o procedimento entre duas e três vezes ao dia, conforme a necessidade e sempre dispondo de acompanhamento e orientação médica.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.