Chás que aliviam os sintomas da TPM

Por Natália Petrin em Outros

Muitas mulheres sofrem muito todos os meses com os efeitos negativos da TPM. O estresse, dores, irritabilidade, nervosismo entre todos os outros sintomas são efeitos que podem prejudicar relacionamentos com familiares, amigos e até mesmo empresariais. Isso tudo é causado por hormônios desregulados que causam todas essas reações desagradáveis no organismo feminino.

Sintomas da Tensão Pré-Menstrual

Entre os sintomas mais comuns da tensão pré-menstrual estão as fortes dores de cabeça, irritabilidade, dores nos seios, dores no corpo, cólicas, desânimo, depressão, inchaço, insônia, sonolência exagerada, apetite desregulado – para mais ou para menos -, ansiedade e vontade desesperadora de comer doces.

Algumas das portadoras da síndrome, devido aos sintomas, precisam buscar ajuda de tratamentos médicos e medicamentosos para reduzir os efeitos. Mas quem sofre com esse problema pode, ainda, encontrar ajuda em alguns tratamentos naturais.

Métodos naturais para aliviar os sintomas da TPM

Chás que aliviam os sintomas da TPM

Foto: Reprodução

Existem algumas ervas que, quando preparadas na forma de chá, podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das mulheres e daqueles que estão por perto durante esse período. Consuma muitas frutas durante esse período, além de, pelo menos, dois litros de água ao dia. Evite alimentos com cafeína, sal e gorduras durante o período.

A prática de exercícios pode ajudar também, pois libera endorfina que é responsável por trazer sensação de bem-estar. O chocolate, apesar de ser muito desejado por muitas mulheres nesse período, deve ser evitado, pois após a sensação de prazer momentâneo pode causar desencadeamento de depressão.

Além disso, procure consumir chás diuréticos, pois esses podem ser usados por todas as mulheres e, com isso, oferecerão alívio aos sintomas, além de aliviar o inchaço decorrente do período menstrual. Outra coisa que pode ajudar a aliviar o inchaço, um dos sintomas, é a linhaça.

Chás

Chás calmantes como o de camomila e erva doce, por exemplo, são excelentes opções para esse período, pois possuem propriedades calmantes e ajudarão a reduzir a sensibilidade e a irritabilidade. A camomila, além disso, é usada para aliviar as dores de cólicas menstruais.

O chá de vitex agnus castus é feito com as folhas de uma árvore que possui propriedades que amenizam os picos hormonais. Além disso, outros chás possuem propriedades benéficas para eliminar os sintomas: o chá vermelho, de urtiga, de dandelião e chá verde.

As mulheres que sentem calafrios antes do período menstrual podem consumir o chá de gengibre quente. Mas atenção: o chá de alcaçuz – vermelho – ou o chá de urtiga devem ser consumidos com cautela, pois em grandes quantidades podem aumentar o fluxo menstrual.