Chás que atuam no combate aos fungos das unhas

Por Katharyne Bezerra em Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

As unhas são locais suscetíveis à contaminação por micro-organismos invasores, principalmente de fungos. Este fato, além de incomodar também causa um certo constrangimento, tendo em vista que a micose pode alterar a coloração da unha, deixá-la solta e com com um aspecto fragilizado.

Por estas razões, quando um paciente encontra-se nesta situação, ele pode recorrer à diversos tipos de tratamentos, inclusive os naturais, elaborados com chás de ervas.

Com propriedades que variam de estimulantes, antibióticas e curativas, as dicas a seguir vão “dar adeus” de vez aos fungos nas unhas.

Chás que atuam no combate aos fungos das unhas

Foto: depositphotos

Chá de folha de oliveira

Famosas pelas propriedades antibióticas, as folhas de oliveira conseguem eliminar os fungos encontrados nas unhas. Para isso, basta preparar um chá com as folhas secas da planta. Esta bebida poderá ser utilizada de maneira interna ou externa, sendo benéfica e eficaz em qualquer forma de tratamento. Assim, pode ser ingeridos até três xícaras por dia ou aplicado o chá na área afetada.

Chá de pau d’arco

Neste caso, as propriedades curativas da planta são encontradas nas cascas do tronco desta árvore e não nas folhas, como é o caso do chá de oliveira.

Assim, quando o paciente utiliza este chá, ele consegue fortalecer o sistema imunológico e ainda tem a capacidade de eliminar os micro-organismos. A bebida também pode ser utilizada de duas formas, tanto interna como externamente.

Porém, em ambos os casos o preparo do chá é o mesmo, basta colocar a casca triturada em uma xícara de água quente e aguardar cinco minutos. Em seguida, coar e beber ou utilizar o líquido para mergulhar a unhas adoecida.

Chá de equinácea

Além da beleza das flores, a equinácea é uma planta rica em propriedades antibióticas. Por esta razão, pode ser útil na luta contra os agentes causadores deste problema nas unhas.

Sua utilização como chá deve ser feita de forma restrita, tendo em vista que, com o tempo, o organismo pode ficar imune às propriedades da planta. Sendo assim, não é recomendado ultrapassar o consumo por mais de duas semanas seguidas.

Chá de noz negra

De uso tópico, a noz negra é um excelente agente contra parasitas, incluindo os fungos. Portanto, quem deseja utilizar deste método para tratar um problema ocasionado por estes micro-organismos através das propriedades e benefícios deste tipo de noz, basta preparar um chá com este ingredientes e aplicar na área afetada. Repetindo o processo de duas a três vezes por dia, principalmente de manhã e antes de dormir.