Chás que aumentam a imunidade

Por Michelle Nogueira em Doenças, Frutas, Plantas, Vegetais

O sistema imunológico é responsável por proteger o organismo dos mais diversos ataques à saúde, sejam eles por intermédio de vírus, bactérias, protozoários, fungos, infecções, entre outros. Diariamente, esse sistema enfrenta germes e microrganismos que são considerados prejudiciais ao bom funcionamento. Portanto, uma boa manutenção das células, tecidos e órgãos que compõe essa defesa natural é de extrema importância para se ter uma vida saudável.

Para tanto, existem alimentos que fortalecem o sistema imunitário. Seu consumo pode ser o tradicional, ou como sucos e chás. Muitas frutas e verduras possuem um alto poder antioxidante, são ricos em vitaminas e minerais, capazes de aumentar a imunidade.

Chá de limão

O limão é simplesmente o tipo de fruta mais democrática que existe: barata, fácil de encontrar e serve para tudo. Por ser rico em vitamina C e antioxidante, possui ativos capazes de equilibrar os níveis de alcalinos e ácidos do corpo. Além de tudo, aumenta a defesa, principalmente, contra os vírus que provocam gripes e resfriados. Quando doente, o consumo do chá dessa fruta auxilia no processo de cura.

Chás que aumentam a imunidade

Foto: Pixabay

Chá de sabugueiro

Esse tipo de planta é mais comum na Europa e nos Estados Unidos. Lá, eles possuem um extrato de sabugueiro, conhecido como sabucol, que é utilizado como remédio natural contra gripes e resfriados, por ser um antivirótico natural.

O extrato pode ser comprado em lojas virtuais de produtos importados, a exemplo da Amazon.com. Mas há a possibilidade de se fazer um chá com as flores dessa planta, que são encontradas nas casas de venda de produtos naturais. Um estudo em Israel comprovou que os agentes imunológicos do sabugueiro são tão eficazes, que se iniciou um tratamento de teste dessa planta em pessoas com AIDS.

Chá de maçã

A maçã é antioxidante, rica em cálcio, ferro, potássio, fósforo, sódio, magnésio, ferro, flúor, vitaminas e sais minerais. Tudo isso junto é uma bomba contra os agentes infecciosos e também contra o envelhecimento. Pode ser consumida nas mais diversas formas, desde tortas, sucos e vitaminas a chás. É claro que de acordo com a forma que for preparada, alguns níveis dos nutrientes diminuem, mas ainda assim, a maçã continua sendo benéfica.

Outros alimentos, como brócolis, alho, babosa, cenoura, kiwi, cranberry e beterraba são riquíssimas fontes de vitaminas, antioxidantes, minerais e outros ativos que melhoram não só seu sistema imunológico, como também todo o organismo. A beterraba, por exemplo, possui betacarotenos, enxofre, cálcio, carotenoides, manganês etc. que melhoram as funções do cérebro, limpam o sangue e fortalecem o fígado e a vesícula biliar.