Chás que controlam os níveis dos triglicérides

Por Débora Silva em Doenças

Os triglicérides são um tipo de gordura presente no sangue essencial para o organismo, que tem como principal função regular a reserva de energia. No entanto, quando encontra-se em níveis elevados, aumenta o risco de doenças cardíacas e de derrame, principalmente quando o colesterol também está elevado. Normalmente, a causa dos triglicérides altos são a má alimentação e o sedentarismo, porém existem outros fatores que podem desencadear este mal, como a ingestão de medicamentos e doenças genéticas. Quem sofre com este problema deve ter o cuidado de seguir o tratamento indicado pelo médico e uma dieta orientada por um nutricionista.

Os sintomas de triglicérides altos

Embora os sintomas de triglicérides altos nem sempre estejam presentes, há alguns sinais que podem indicar que os níveis estão altos, como o acúmulo de gordura na barriga e outras regiões do corpo e pequenas bolsas de cor pálida que se formam na pele, especialmente próximos aos olhos, cotovelos ou dedos. Os níveis elevados de triglicérides podem ter como consequência a aterosclerose, esteatose hepática, derrame cerebral (AVC), pancreatite e isquemia cerebral.

Chás para controlar os triglicérides altos

Chás que controlam os níveis dos triglicérides

Foto: Reprodução

Existem ervas medicinais que podem ajudar a controlar os níveis dos triglicérides, como o chá verde, chá vermelho, chá branco e chá de cúrcuma.

Chá de cúrcuma

Por conter propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar as gorduras e toxinas do sangue, o chá de cúrcuma é um ótimo remédio natural para baixar os níveis de triglicérides.

Ingredientes:

– 1 colher de café de cúrcuma em pó;
– 1 xícara de água.

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver e, após levantar fervura, junte a cúrcuma. Tampe o recipiente e deixe repousar durante 5 a 10 minutos. Coe e beba de 2 a 4 xícaras deste chá ao dia.

Suco de abacaxi e bagaço de laranja:

Além dos chás citados, este suco é um excelente remédio caseiro para baixar os triglicérides. Tanto o bagaço da laranja como o abacaxi possuem fibras solúveis contêm fibras solúveis que auxiliar a diminuir a concentração de gordura no sangue, contribuindo, assim, para baixar os níveis de triglicérides e colesterol.

Ingredientes:

– 2 copos de água;
– 2 rodelas de abacaxi;
– 1 laranja com bagaço;
– Suco de 1 limão.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe. Beba diariamente, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.

Outras dicas

Para controlar os níveis de triglicérides, o indivíduo deve manter uma alimentação saudável constituída por saladas, legumes, verduras, frutas frescas e carnes magras. Além disso, a prática de exercícios físicos deve ser incluída em sua rotina. A ingestão de açúcar e o tabagismo devem ser evitados.