Chás que fazem a mulher produzir mais leite

Por Katharyne Bezerra em Saúde

Entre os momentos mais sublimes de toda mulher está a gravidez e todo o processo que vem depois do nascimento da bebê. Nesses períodos, ocorrem a produção do leite, o alimento mais importante para o bebê nos dois primeiros anos de vida. Porém, algumas mães têm certas dificuldades nesse procedimento e não conseguem formar líquido suficiente para amamentar o filho. Em contrapartida, há aquelas que têm tanta facilidade de produzir o leite que acabam se tornando “mães de leite” de outras crianças.

Em geral, o leite demora a “descer” no primeiro filho. Mas, se você sentir que não está produzindo leite suficiente para a amamentação correta do seu bebê, alguns chás podem te ajudar a tornar-se uma mãe mais produtiva. Antes de conhecê-los, entenda como funciona o processo de amamentação.

Como ocorre a produção de leite?

Quando a mulher está grávida dois hormônios são protagonistas, são eles: o estrogênio e progesterona. Um terceiro elemento vai se desenvolvendo cada vez mais durante os nove meses, é o prolactina. Quando há a retirada da placenta, este último cresce em detrimento dos outros dois, pois é liberado na intenção de avisar o corpo que a produção do leite deve está em pleno vapor. A prolactina é também conhecida como o hormônio do instinto materno, uma vez que ela é responsável pela sensação maior de “maternidade”.

Chás que fazem a mulher produzir mais leite

Foto: Reprodução/ internet

O leite, na verdade, é produzido dentro dos alvéolos, estruturas localizadas nos seios das mulheres e que são interligadas ao bico do peito por ductos, uma rede de canais que aumenta de tamanho no período da gravidez. No segundo trimestre de gestação, o sistema de distribuição de leite já está completo, a fim de que a mãe tenha a possibilidade de amamentar o filho, mesmo que esse nasça prematuro. 

O único alimento nutritivo e saudável para a criança menor de dois anos é o leite materno. Torna-se então importantíssimo para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

Chás para aumentar a produção de leite nas mães

Erva-doce

Especialistas não sabem explicar como essa planta age no aumento da produção de leite, mas algumas pesquisas indicam que a erva-doce pode ter um efeito semelhante ao estrogênio, estimulando assim o trabalho dos alvéolos, auxiliando na produção desse líquido. 

Para fazer o chá desta planta, leve ao  fogo baixo uma colher de chá de erva-doce e um copo de água por aproximadamente cinco minutos. Coe as sementes e beba o chá. Prefira não adoçar o líquido e tome pela manhã.

Agnocasto (vítex)

Outra erva, que assim como a erva-doce, também promove a lactação, é o agnocasto ou vítex. Pesquisas e estudos já comprovaram que essa planta regula a produção de hormônios e também é benéfica para regularizar o ciclo menstrual. Se você deseja usufruir dessas propriedades, beba de uma a duas xícaras desse chá por dia e veja a diferença.

Atenção

Tanto a gravidez, como a amamentação são períodos delicados para o filho. Dessa forma, procure sempre consultar um médico de confiança e nunca se receite remédios sem o consentimento do especialista.