Chás que são poderosos diuréticos

Por Nayla Georgia em Emagrecimento

A retenção de líquidos acontece por vários motivos, incluindo maus hábitos alimentares, sedentarismo, TPM e consumo excessivo de sal. No entanto o fator mais preocupante que pode causar esse problema é o mau funcionamento dos rins. Para tratar o caso, existem vários chás naturais que ajudam a eliminar o líquido e as toxinas excessivas contidas no corpo, ou seja, os diuréticos.

Chás que são poderosos diuréticos

Desinche seu corpo e emagreça com nossas receitas de chás. | Foto: Reprodução

Sintomas da retenção de líquidos

  • Mal-estar
  • Dores no peito
  • Aumento da pressão
  • Dor de cabeça
  • Inchaço abdominal e torácico
  • Inchaço nas mãos, pés e tornozelos
  • Irritação exacerbada

Receitas de chás diuréticos

Chá de cavalinha

Numa vasilha, ponha 2 colheres de sopa da erva cavalinha picada. Ferva 500 ml de água, desligue o fogo e a coloque na vasilha com a cavalinha. Abafe e deixe em infusão por 5 minutos. Beba de 2 a 4 xícaras desse chá ao dia.

Chá de cavalinha e abacaxi

Outra maneira de usar a cavalinha como ingrediente para o chá diurético é adicionando casca de abacaxi. Leve ao fogo 1 litro de água e deixe que comece a ebulição para poder desligar. Coloque 100 gramas de ramos frescos de cavalinha e a mesma quantidade da casca do abacaxi. O chá deverá ficar em infusão por 10 minutos para que seja coado e bebido ainda morno. Posologia: 2 ou 3 xícaras ao dia.

Chá preto e abacaxi

Ferva em 1 litro de água cascas de meio abacaxi picadas por 10 minutos. Espere que esfrie, bata-as no liquidificador e reserve por um tempo. Faça o chá preto como de costume, espere ficar na temperatura ambiente e misture à bebida batida do abacaxi. Para ficar mais gostosa, acrescente mel e abacaxi cortado, leve à geladeira e beba em seguida.

Chá de carqueja

A carqueja é uma das ervas mais usadas pelo seu poder diurético. Para fazer, ferva 1 litro de água e adicione 4 colheres de sopa das folhas picadas da carqueja. Deixe em infusão por alguns minutos e espere esfriar. Coe e beba até 3 xícaras durante o dia.

Chá diversificado

Coloque para ferver 1 litro de água e acrescente 1 colher de sopa de alcachofra e a mesma quantidade para as demais ervas: centelha asiática, cavalinha e ban-chá. Deixe em infusão por 10 minutos e beba até 3 xícaras desse chá no dia.

Atenção!

Beba bastante água todos os dias (pelo menos 2 litros), principalmente se estiver com sintomas de retenção de líquidos.