Chás que tiram o sono

Por Natália Petrin em Outros

Em alguns dias, após noites mal dormidas, é preciso encontrar estímulos para acordar, fazer o sono ir embora e dar conta das atividades diárias. Existem alguns alimentos que tiram o sono, considerados estimulantes e normalmente ricos em cafeína. Apesar de o consumo desses alimentos e chás ser bom para ajudar a manter-se acordado quando necessário, deve ser feito com cautela. Entre as consequências do consumo em excesso estão o estresse, a ansiedade, o aumento da possibilidade de doenças cardíacas e o comprometimento da absorção do cálcio, que pode prejudicar os ossos. Aos pacientes com insônia, recomenda-se que evitem o consumo desses alimentos, principalmente antes de dormir, pois podem prejudicar ainda mais a noite de sono.

Chás que tiram o sono

Foto: Reprodução

Como dormir bem?

O primeiro passo para evitar o sono e o cansaço durante o dia, é ter boas noites de sono. Para isso, é importante dormir uma média de 7 a 8 horas por noite, podendo variar de acordo com a idade. Se você tiver oportunidade, tire um cochilo no meio do dia, durante o almoço, por exemplo. É importante que mantenha uma rotina das horas de sono, deitando e levantando no mesmo horário diariamente e respeitando o sono mínimo necessário para o descanso.

Como tirar o sono?

Se passou alguma noite em claro por algum motivo, ou apenas dormiu mal, existem alguns remédios naturais que podem ajudar a eliminar o sono. Tomar um banho de água fria, dormir 15 minutos durante o dia ou fazer alguma atividade física, podem ser a chave para diminuir o seu sono. Mas ainda assim, existem outros métodos. Confira abaixo alguns chás para eliminar o sono:

Chá de gengibre

O chá de gengibre pode ser um excelente remédio para quem está sonolento durante o dia. Para prepará-lo, use a proporção de uma colher de sopa de gengibre picado para cada xícara de água. Leve a água com o gengibre ao fogo, e deixe ferver por dez minutos. Tampe e deixe esfriar. Coe e adoce, consumindo logo em seguida.

Chá preto

Cheio de cafeína, o chá preto é uma ótima opção para quem precisa acordar. Para fazer, adicione 2 colheres de sopa do chá verde em 1 litro de água fervida. Abafe por dois ou três minutos, coe e beba. Esse chá pode ser consumido frio, gelado ou morno. E é contraindicado bebê-lo à noite, pois pode dificultar o sono.

Sono excessivo

É preciso, no entanto, atentar às causas da sonolência e da falta de qualidade no sono. O sono pode ser derivado de algumas doenças como obesidade, síndrome das pernas inquietas, insônia, apneia do sono, narcolepsia e sonambulismo. Se a insônia ou o cansaço são decorrentes, procure ajuda médica para identificar a causa e tratá-la. Além disso, é de extrema importância manter uma alimentação equilibrada, pois alguns alimentos podem diminuir a qualidade do seu sono.