Chás que vão ajudar a regular os problemas da prisão de ventre

Por Natália Petrin em Doenças

Prisão de ventre é um mal que acomete muitas pessoas por todo o mundo. Sentir-se inchado e ter dores abdominais por conta deste mal, podem atrapalhar o dia-a-dia. Algumas pessoas passam dias sem conseguir ir ao banheiro, o que pode ser agravado em mulheres grávidas ou em período de pós-parto. É preciso tomar algumas precauções para evitar o ressecamento das fezes e, consequentemente, a prisão de ventre, como ingerir bastante água, frutas aquosas e fibras. Existem remédios naturais que podem auxiliar quando há prisão de ventre, evitando o consumo de laxantes, uma vez que tem ação drástica e momentânea, podendo até desregular ainda mais as atividades de um intestino que já não funciona bem.

Prisão de ventre

Foto: Reprodução

As principais causas da prisão de ventre

Além de a falta de água e fibras, existem algumas situações que acabam tornando a prisão de ventre ainda pior.

Durante a gravidez, devido ao aumento do peso do útero, o reto e a porção inferior do cólon sofrem pressão, prejudicando o funcionamento do intestino. Problemas neurológicos como Mal de Parkinson, e psicológicos como traumas por abuso sexual, além do hipotireoidismo e o uso de determinados remédios podem ocasionar também a prisão de ventre.

Como melhorar o funcionamento?

Algumas atitudes podem melhorar o funcionamento intestinal como aumentar o consumo de água, aumentar a ingestão de fibras, fazer exercícios físicos, evitar segurar e reeducar o intestino escolhendo um horário e indo ao banheiro, mesmo sem haver vontade.

Receitas para melhorar o funcionamento intestinal

Abacaxi

Pegue duas rodelas grossas de abacaxi, meio litro de água e bata no liquidificador. Se preferir, coe e adoce. Tome um copo antes de almoçar e outro antes de jantar.

Extrato de soja

Pegue uma fatia de mamão, duas ameixas pretas sem caroços, uma laranja cortada com o bagaço, duas colheres de sopa de farelo de trigo e 200ml de extrato de soja. Bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce e tome preferencialmente em jejum.

Cáscara Sagrada

Coloque cinco colheres de sopa de pó da casca de cáscara sagrada em uma garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por dez dias e, após esse tempo, coe e beba um cálice antes de deitar todos os dias até alcançar o objetivo desejado. É preciso ter cuidado uma vez que a cáscara sagrada pode danificar as terminações nervosas do intestino. Essa mistura só deve ser consumida quando houver de fato constipação. Grávidas e lactantes não devem consumir a cáscara.

Chá de sene

Coloque uma colher de café de folhas de sene para cada xícara de água. Leve a água ao fogo e deixe ferver, em seguida, adicione as folhas, desligue, espere esfriar e coe. Tome uma xícara no período da noite. O consumo não é indicado para lactantes ou mulheres durante o período menstrual, além de portadores de doenças intestinais inflamatórias. Além disso, após uma semana, o uso deve ser interrompido.