Cientistas mexicanos criam coquetel contra o diabetes

Por Natália Petrin em Doenças

Uma nova fórmula natural para combater a diabetes foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores mexicanos. Esse coquetel é baseado em bebidas diversas que usam combinações de plantas como cactos, além de sementes, legumes e cereais.

A bebida desenvolvida pelos cientistas do Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, no México, promete ajudar aos pacientes que sofrem com o diabetes e doenças relacionadas, como é o caso da síndrome metabólica e das dislipidemias.

“Começamos a desenvolver esse conceito, o qual é a combinação de dois ou mais alimentos desenvolvidos para corrigir as anormalidades bioquímicas de uma doença específica”, disse Nimbe Torres y Torres, uma das cientistas dedicadas à pesquisa bioquímica.

Cientistas mexicanos criam coquetel contra o diabetes

Foto: Reprodução/ internet

A combinação dos sucos que devem ser tomados duas vezes ao dia, vem preparada em envelopes. A pesquisa foi testada em animais e, com isso, foram realizados testes em pacientes de forma contínua. Dessa forma, os benefícios puderam ser observados de forma mais precisa.

“Vimos que nos pacientes, a combinação baixou as concentrações de glicose, de triglicérides, de hemoglobina glicada e aumentou sua atividade antioxidante”, contou Torres. Por mais que os pacientes já façam uso de medicamentos, podem incluir esse alimento na dieta para que se torne uma ajuda para diminuir a necessidade de ingestão dos medicamentos atualmente administrados.

Diabetes

Em 2012, foi realizada uma pesquisa nacional de saúde e nutrição no México, que revelou que 6,4 milhões de pessoas habitantes do país eram portadoras do diabetes. A doença, inclusive, representa a segunda causa de morte no país.

A mesma é uma síndrome metabólica de origem múltipla que é ocasionada pela falta de insulina, ou ainda pela incapacidade de a insulina exercer de forma adequada seus efeitos. Isso causa um aumento da glicose – açúcar – no sangue.

A insulina é a substância que promove a redução da glicemia, pois permite que o açúcar presente no sangue seja absorvido pelas células e usado como fonte de energia. Quando há a falta desse hormônio, ou no caso de sua ação falha, portanto, o organismo sofrerá o aumento da glicose no sangue e, consequentemente, surgirá o diabetes.

Existem diversos tipos de diabetes, que podem ser ocasionados por doenças, defeitos genéticos, defeitos induzidos pela utilização de drogas ou produtos químicos, como os diuréticos, corticoides, contraceptivos, entre outros, ou ainda, no caso do diabetes gestacional, não se sabe a causa exata.