Escrito por em 24/11/2016

Com utilização das folhas e casca em receitas da medicina natural, o cipó de imbé é uma planta da família das Araceae. Dependendo da região onde ela é encontrada também é conhecida como curuba e folha-de-fonte.

Características físicas

O cipó de imbé é uma planta que vive sobre outras plantas, mas não possui hábitos parasitas. Seu tronco pode chegar a até dois metros de altura, com espessura comparada a um braço humano. Sua copa é frondosa e faz com que ela seja conhecida como uma das mais belas plantas ornamentais.

Suas folhas apresentam formato oval no ápice e sagitiforme na base, formando um grande tufo arredondado. As raízes adventícias, compridas, delgadas e resistentes, são usadas para fabricação de cordas.

combata-as-ulcera-com-cha-de-cipo-imbe

Foto: reprodução/Wikipedia

Indicações

Apesar de ser mais conhecida pelas suas características físicas, o cipó de imbé possui propriedades medicinais, podendo ser usada para combater problemas na bexiga, erisipela, inflamação reumática, orquite, rins e úlcera. A forma mais comum de utilizar da planta com esse propósito é através de banhos e também como chá.

Chá de cipó imbé

Para preparar o chá do cipó imbé, você vai precisar de um litro de água e 10 gramas de folhas frescas. Coloque a água para ferver e, em seguida, acrescente as folhas. Deixe ferver por cerca de cinco minutos e depois desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe descansar por 10 minutos. Retire as folhas e o chá estará pronto para ser ingerido.

Para garantir que o chá seja usado de forma correta, evitando outros problemas para a saúde do paciente, o recomendado é que o médico seja consultado. Ele é a pessoa mais indicada para certificar a eficiência do remédio natural, assim como indicar a dose ideal a partir da doença que o paciente apresenta.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.