Combata hemorroidas com chá de cataria

Por Robson Merieverton em Plantas, Saúde

Comumente encontradas em brejos, próximo a rios e lugares úmidos, a cataria é uma planta da família das Polygonaceae.

A espécie é natural da Ásia, mas é encontrada em todo o mundo em regiões com muita água. Na medicina natural, a planta é conhecida por tratar de hemorroidas.

A cataria é uma espécie de pequeno porte, podendo chegar a até um metro de altura. Dependendo da região onde é encontrada, a planta pode ser conhecida por capetiçoba, catária, pimenta-do-brejo, pimenta-d’água, catala, capiçoba, percicária-do-brasil, petincobe, potincoba e erva-pulgueira.

combata-hemorroidas-com-cha-de-cataria

Foto: reprodução/Wikipedia

Propriedades medicinais

A cataria possui propriedades adstringente, antisséptica, cicatrizante, diurética, hipotensora e reumatismo, por isso, seu isso é indicado para tratar várias doenças. Porém, antes de recorrer aos efeitos curativos da planta é bom consultar um médico para que ele libere o seu uso.

Dentro das propriedades medicinais que a planta apresenta, ela pode ser usada no tratamento de pacientes com artrite, erisipela, hemorroida, inflamação, úlcera, além de combater alguns vermes.

Contraindicações

O uso da cataria é contraindicado para mulheres gravidas, que estão amamentando e durante o período menstrual. As crianças também estão proibidas de seguir tratamentos naturais com a utilização da planta. O uso em excesso também pode trazer outros problemas de saúde.

Chá de cataria

Depois de conhecer um pouco sobre a planta, chegou a hora de aprender a fazer o chá, já que ele é uma das principais formas de utilizar a planta na medicina natural. Para isso, separe 200 ml de água e uma colher de sopa da planta seca ou in natura. Coloque a água para ferver e acrescente a erva.

Deixe ferver por cerca de três minutos e desligue o fogo a seguir. Preserve o recipiente tampado por mais cinco minutos, antes de coar e ingerir. A recomendação é que a ingestão diária do chá não ultrapasse as três xícaras.