Combata o diabetes e outras doenças com o chá de cambuí

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Plantas

Você já ouviu o nome cambuí? E insulina-vegetal, pedra-ume-kaa, pedra-hume-caá? Mesmo com denominações diferentes, estamos tratando de uma mesma planta. O cambuí, que apesar de não ser tão popular é uma fonte de nutrientes e propriedades medicinais. Sendo adstringente, antidiabético, hipoglicemiante e antiséptico.

Cambuí: Características da planta

Encontrada na região da caatinga no território brasileiro, pertence a família das myrtaceae e seu nome científico é myrcia sphaerocarpam, tendo como parentes mais próximos a goiabeira, jabuticabeira, entre outros. Seu nome é indígeno e significa folha que cai, uma vez que nos períodos outono/inverno a árvore fica em completa nudez.

Entre os meses de novembro e dezembro, a planta exala um cheiro muito intenso, este que pode ser sentido ainda que distante. Já a cada janeiro, a mesma ganha um colorido novo, pois seus frutos são bem vermelhos.

Combata o diabetes e outras doenças com o chá de cambuí

Foto: Reprodução/ internet

Benefícios medicinais  do cambuí

  • Adstringente: Lembra da sensação provocada pelas frutas verdes na boca? A responsabilidade da contração da mucosa, quando se come algo verde, é da sua propriedade adstringente, que também está presente nas folhas do cambuí. A função desta peculiaridade é contrair os vasos capilares, a fim de cessar hemorragias. Além de eliminar o suor excessivo e auxiliar na recuperação de cortes, feridas e queimaduras;
  • Antidiabético: Como o próprio nome já induz, a planta possui a capacidade de reduzir a concentração de açúcar no sangue. Evitando o surgimento da diabetes.
  • Hipoglicemiante: Substância que também atua com os níveis de glicose no sangue, no sentindo de reduzir a concentração desse açúcar.
  • Anti-séptico:  Pode ser usado no tratamento de doenças relacionadas a boca, por exemplo: herpes, machucados, tártaros e gengivites.

Outras propriedades presentes na planta podem ser usadas no intuito de diminuir cólicas, disenterias, colesterol, enterite, problemas renais, hemorroidas, inflamação de útero e no ovário. Além de ser uma aliado para quem deseja emagrecer.

O chá de Cambuí

Para controlar a glicose

Pique uma folha da planta de cambuí ou uma quantidade que seja igual a uma colher de sobremesa. Depois, é só adicionar os ingredientes em uma xícara de água quente. Tampe o recipiente e deixe por infusão durante 10 minutos. Posteriormente, tome o chá ainda morno e repita esse procedimento de quatro a oito vezes por dia. Seguindo essas instruções, os resultados aparecerão em pouco tempo.

Para combater problemas bucais 

Também é necessário picar a folha de Cambuí e despejar em uma xícara de água quente. Após a infusão, espere esfriar e realize bochechas e gargarejos com o líquido. Você pode realizar esse processo sempre que fizer a escovação depois das refeições e antes de dormir. Garantindo assim uma melhor saúde para sua boca.