Como apreciar o chá?

Por Natália Petrin em Degustação, Outros

Todo mundo gosta de apreciar um chá, seja para tratamento de doenças ou para aproveitar o sabor peculiar das ervas, essa é uma arte que requer muita sensibilidade por parte das pessoas. Para muitos, o chá é apenas uma bebida com sabor fraco e sem graça, mas quando se sabe preparar e apreciar o chá corretamente é outra sensação completamente diferente.

O desenvolvimento da arte

Há muitos e muitos anos, milênios atrás, começaram as tentativas de preparar chás com erros e acertos. Os benefícios e as propriedades dos chás foram sendo descobertas depois de muitas tentativas que ajudaram no tratamento de muitas doenças.

Os aromas e sabores foram sendo descobertos e compartilhados ao redor do mundo, sendo muito comuns nas culturas indígenas, gregas e egípcias.

Como apreciar o chá?

Foto: Reprodução

A cultura de tomar chás foi se disseminando, sendo em alguns lugares uma tradição, como na Inglaterra, por exemplo.

A arte

De acordo com o monge, filosofo e budista Thich Nhat Hant, para apreciar totalmente o chá, precisamos estar totalmente despertos, com a consciência no presente. É preciso, inclusive, sentir o calor da xícara em suas mãos. Você deve concentrar-se no presente, esquecendo de todas as preocupações do passado ou do futuro, a experiência será perdida.

Como preparar corretamente?

A melhor forma de preparar um bom chá é por meio de infusão, pois o chá feito com o sachê não confere à bebida seu verdadeiro sabor – apesar de ser mais prático, ideal para os dias modernos em que ninguém tem tempo suficiente para dedicar ao preparo. Além disso, é preciso, ao ferver a água e inserir a erva, estar com as mãos devidamente limpas. A preparação de chá é um ritual para quem gosta desta arte e, portanto, um momento construído pela pessoa para que seja de relaxamento.

Apesar de a tendência é de apreciarmos somente os sabores doces ou salgados, aqui vai uma regra essencial para apreciar corretamente o chá: nunca o adoce, nem com açúcar nem com adoçante, pois isso irá mascarar o verdadeiro sabor deste.

Consuma-o sempre quente, pois em seu calor é que fica condensado o verdadeiro sabor que, posteriormente, ficará em sua boca por um tempo.