Como conservar os chás?

Por Débora Silva em Outros

O armazenamento correto dos chás é muito importante para assegurar o seu frescor, aroma e paladar. O contato com o ar provoca a gradativa oxidação e altera as propriedades das folhas com o passar do tempo. Seja o chá em folhas soltas ou em saquinhos, existem os melhores locais e recipientes para armazenar o chá e garantir a sua longevidade.

Dicas para conservar os chás

Para manter o bom paladar do chá, que depende do seu estado de conservação, é recomendável mantê-lo em um recipiente hermeticamente fechado, para evitar o contato com o ar, e guardar em local fresco e escuro, onde não há oscilação de temperatura e exposição solar.

Aconselha-se que o chá em folha seja guardado em recipientes próprios para alimentos, escuros e com tampas herméticas, de preferência em latas ou frascos de metal ou cerâmica. Já os chás em caixinhas, comprados em supermercados, vêm com os saquinhos protegidos e podem ser mantidos na sua embalagem original. Caso os saquinhos de chá não tenham qualquer proteção, elas estarão mais expostas ao ar mesmo dentro da embalagem. Por esta razão, o melhor a ser feito é transferi-las para uma lata ou outro recipiente adequado. Tenha o cuidado de não guardar chás diferentes no mesmo frasco, para que os seus aromas não se misturem.

Como conservar os chás?

Foto: Reprodução

Os melhores locais para guardar os chás são os armários da cozinha ou a despensa, desde que não estejam perto de eletrodomésticos, exaustores ou outras fontes de calor.

A partir do momento em que uma embalagem de chá é aberta, o seu frescor inicial começa a ser perdido. Se você não consumir chá regularmente, o ideal é comprar um pouco de cada vez.

Lembre-se de manter os chás de aromas suaves separados dos chás mais fortes e de respeitar o prazo de validade do produto. Se for bem conservado, o chá não estraga facilmente, apenas perde a sua fragrância e sabor, porém ele não deve ser guardado durante muitos anos.

É melhor evitar…

Além das dicas para conservar o chá adequadamente, existem algumas recomendações sobre o que se deve evitar para que o produto esteja sempre bom. Confira a seguir:

  • Mesmo guardando os chás em um armário adequado, nunca o coloque junto com outros produtos de odores fortes, como café e especiarias;
  • Não guarde um chá durante muitos anos;
  • Evite a luz, umidade, o ar e o calor, pois estes fatores levam o chá a uma deterioração rápida e desagradável.