Como guardar o chá em casa?

Por Débora Silva em Outros

Armazenar adequadamente o chá, seja ele em sachês ou como folhas soltas, é importante para garantir o seu frescor e aroma por um longo tempo. Existem maneiras e recipientes adequados para se guardar os chás, pois o contato com o ar provoca a gradativa oxidação e altera as propriedades das folhas.

Dicas para guardar o chá em casa

O bom sabor do chá depende do seu estado de conservação e, por este motivo, recomenda-se mantê-lo em um recipiente hermeticamente fechado, que evita o contato com o ar. Além do recipiente adequado, é importante guardar o produto em local fresco e escuro, onde não haja exposição solar e oscilação de temperatura. Os melhores locais para guardar os chás são os armários da cozinha ou a despensa, desde que estejam longe de eletrodomésticos, exaustores ou outras fontes de calor.

Como guardar o chá em casa?

Foto: Reprodução/ internet

Guardar o chá em potes

Para guardar o chá em um pote, escolha um recipiente de cerâmica, vidro ou de barro, que esteja seco, livre de odores e com uma tampa que possibilite um fechamento hermético.

As folhas de chá de variedades distintas não devem ser guardadas no mesmo pote, uma vez que podem perder seu sabor e aroma característico.

Lembre-se de manter o pote longe do calor e da luz, em um local arejado e escuro.

Guardar em sacos

Guardar as folhas de chá em sacolas plásticas é um dos métodos mais comuns a ser adotado em casa. Recomenda-se abrir um novo pacote (ou caixa) de chá e logo em seguida colocar em um saco plástico opaco e resistente, que possa ser fechado.

Selar o saco plástico é importante, pois ajuda na preservação da qualidade e sabor das folhas.

Guardar em latas

As latas de metal, madeira ou bambu podem ser utilizadas para armazenar chá, sendo que as com paredes duplas protegem melhor contra a umidade.

Se o chá não for usado durante um grande período, a lata deve ser selada com fita adesiva. As latas com chá devem ser mantidas em um ambiente seco e arejado, longe da luz solar direta e da umidade.

Demais recomendações

Os chás de aromas suaves devem ser mantidos separados dos chás mais fortes e o prazo de validade do produto deve ser respeitado.

Existem outras recomendações para que o chá esteja sempre conservado:

  • Não guarde um chá por vários anos. Se você não consumir a bebida regularmente, o ideal é comprar um pouco de cada vez;
  • Nunca coloque o chá junto com outros produtos de odores fortes, como café e especiarias.