Como plantar em casa ervas de chás

Por Natália Petrin em Cultura, Plantas

Que os chás são repletos de benefícios à saúde, todos nós já sabemos, mas o que muita gente não sabe é que podemos cultivar essas plantas em casa ao invés de comprar em herbanários.

Fazer um jardim de chás, além de ser ótimo para a saúde, ajuda a trazer tranquilidade, sendo um ótimo hobby, além de ser um artigo de decoração bastante interessante.

Passo a passo

O primeiro passo é escolher onde vai fazer o jardim. Se você tem quintal em casa, pode escolher um pequeno espaço de terra, mas se preferir ou se morar em apartamento e espaços pequenos, pode optar pelo jardim em pequenos vasos. Escolha um com um tamanho relativamente grande, dependendo da quantidade de ervas e do local que deixará. Ao fundo do vaso, coloque pedras de brita forrando os vasos e faça alguns furos para que seja mais fácil de drenar a água.

Imagem de muda de erva sendo plantada

Foto: Depositphotos

Em seguida, prepare a terra que será colocada no vaso, ou então prepare o solo do local escolhido. Adube adequadamente, e se não souber como fazer isso, vá até um local que vende mudas e produtos para terra, pois eles certamente saberão auxiliar.

Adube o jardim anualmente e remova periodicamente as ervas daninhas que insistem em crescer por ali. Regue entre duas e três vezes por semana, sempre no período da noite.

Sugestões de ervas

  • Stevia: trata-se de um adoçante natural que pode ser usado em substituição aos adoçantes industrializados e ao açúcar refinado. É seguro para diabéticos, sendo naturalmente doces. É preciso desidratar as folhas antes de usar. Proteja do frio.
  • Alecrim: além de ser uma planta medicinal, o alecrim é um excelente tempero. Sua infusão pode ser usada para ajudar no tratamento de depressão, além de ser excelente para tratar problemas de circulação. A planta se dá bem em sol, tolerando sombras suaves. O solo deve ser bem drenado.
  • Tomilho: com um sabor picante, o tomilho é tolerante ao sol, e pode ser usado para o tratamento de problemas gastrointestinais e inflamações da garganta.
  • Coentro: além de ser usado como tempero para alimentos, o coentro pode ser usado para o preparo de um delicioso chá com sabor cítrico forte, picante e ácido.
  • Camomila: famosa por ser um calmante natural, a camomila é uma erva que tem um aroma e sabor agradáveis, sendo usada para ajudar no sono e contra a ansiedade.
  • Alfazema: indicada para ajudar a diminuir a tensão,mas também para tratar dores de cabeça, a alfazema é também uma excelente opção para seu jardim de chás.
  • Hortelã: a hortelã, certamente, não poderia faltar. Com sabor muito agradável, a hortelã pode ser usada para tratar problemas estomacais, além de ser refrescante e purificadora. É importante plantar em um vaso,pois ela pode se espalhar facilmente em jardins.