Como usar o chá natural para tratar cachorros doentes

Por Robson Merieverton em Saúde

Os benefícios fornecidos por um chá natural não se resume apenas aos humanos. Os cachorros também podem ser beneficiados pelas propriedades medicinais embutidas nas ervas. Chás como o de erva-doce, gengibre, maçã e camomila, possuem propriedades calmantes e desintoxicantes. O uso deles pode solucionar pequenos incômodos, como aliviar dores no estômago e mantê-los hidratados até que o veterinário possa atendê-los.

O uso de medicamentos fitoterápicos, 100% naturais, são cada vez mais indicados em clínicas veterinárias para curar desde feridas até dores articulares em animais domésticos. Mas, antes de usar qualquer forma alternativa para tratar o seu cachorro, mesmo que essa forma alternativa seja o chá, é bom consultar o veterinário, até porque, a idade e o peso do animal podem interferir na quantidade e na frequência de uso da substância.

O chá certo

Conheça algumas doenças que podem ser tratadas com chá e qual substância serve para cada problema. Para começo, o chá de melissa e utilizado para acalmar o pet; Já aqueles que apresentem problemas de má digestão, o boldo é a solução mais indicada; Dificuldades na respiração pode ser tratada com chá de menta; Para os casos de desintoxicação e cólicas, vale apostar em uma combinação de água de arroz e chá de erva-doce; Em caso daqueles cachorros que ficam agitados porque ficam sozinhos, o chá da folha de maracujá é a solução.

Como usar o chá natural para tratar cachorros doentes

Foto: Depositphotos

Medicina natural para cães

Aí vai uma receita de chá que vai ajudar a aliviar as dores de estômago e os cachorros hidratados.

Ingredientes

4 xícaras de água filtrada
2 saquinhos de chá de camomila
2 saquinhos de chá de hortelã
2 colheres (de chá) de alho picado
2 cápsulas de equinácea

Preparo

Em uma panela, coloque a água para ferver, em seguida, acrescente os saquinhos de chá de camomila e hortelã. Deixe descansar por 10 minutos. Passado o tempo, descarte os saquinhos de chá e abra as cápsulas de equinácea e junte-as. Nesse momento também acrescente o alho e mexa bem. Despeje o chá em um recipiente e coloque no congelador por 10 minutos.

Antes de dá o chá para o cachorro, certifique-se que ele está frio. Para auxiliar na tarefa, utilize uma seringa sem agulha. Quanto mais doente o cachorro estiver, mais você deve oferecer o chá. Um cão de grande porte pode precisar de três a quatro doses de cada vez. Uma dose equivale a pelo menos uma colher de sopa. Embora seja uma solução que ajudará a aliviar o incômodo do pet, isso não substitui a visita ao veterinário.