Compare os benefícios e nutrientes de 8 tipos de chás

Por Débora Silva em Degustação, Doenças, Emagrecimento, Saúde

Quem aprecia uma boa xícara de chá sabe que o sabor é apenas um detalhe: esta bebida bastante consumida ao redor do mundo possui diversos nutrientes que trazem muitos benefícios à saúde.

Neste artigo, confira os benefícios e nutrientes de 8 tipos de chá e escolha o que melhor se encaixa no seu cotidiano.

Os benefícios e nutrientes de 8 tipos de chás

Compare os benefícios e nutrientes de 8 tipos de chás

Foto: Pixabay

Camomila

Com ação calmante, o chá de camomila é indicado para combater ansiedade, insônia, enxaqueca e os sintomas comuns do período da TPM, como as cólicas.

Se você deseja dormir melhor à noite, uma boa dica é misturar uma colher de camomila e outra de erva cidreira. As duas ervas farão com que você relaxe mais e tenha uma excelente noite de sono.

Hortelã

Com propriedades antiparasita e antifúngica, o chá de hortelã ajuda a matar bactérias ruins, principalmente do intestino, além de auxiliar os indivíduos que sofrem com gases.

Este chá também é um excelente remédio natural para melhorar o processo de digestão e combater azia.

Chá mate

Com ação termogênica e antioxidante, o chá mate é bom para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce. Por conter cafeína e ser um estimulante, é necessário consumir esta bebida com cautela.

Os indivíduos com hipertensão e gastrite devem evitar exageros, pois este chá aumenta a circulação e pode irritar mais a parede do estômago.

Chá de canela

A canela auxilia na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue e, por este motivo, pode ser uma boa aliada no controle do diabetes. O chá de canela também melhora a circulação e ajuda a reduzir a vontade de comer doces.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Kansas State University, nos Estados Unidos, o consumo de meia colher de sopa por dia de canela ajuda a regular o colesterol, devido à ação dos antioxidantes.

Chá de hibisco

Além de ser diurético e auxiliar na eliminação das toxinas do organismo, o chá de hibisco ajuda no controle do colesterol e na eliminação das gordurinhas.

Por conter menos cafeína que o chá verde, este chá é uma boa opção para hipertensos.

Chá de gengibre

Com propriedades anti-inflamatórias, este chá atua no sistema digestivo contra cólica e gases, além de auxiliar no combate à celulite. O chá de gengibre ainda é indicado para combater enjoos e náuseas, principalmente em mulheres na fase da gestação.

Chá de alecrim

Excelente digestivo, o chá de alecrim também pode ser utilizado pelas pessoas que desejam controlar o peso, pois aumenta a sensação de saciedade, evitando o consumo de calorias extras.

O chá de alecrim também contém propriedades antiespasmódica, anti-inflamatória, antifúngica e desintoxicante. Devido às suas propriedades, esta bebida é indicada para cólica renal e menstrual e é um tônico para o fígado.

Chá de maçã

O chá de maçã possui ação calmante, ajuda na digestão e é diurético.