Confira as propriedades do chá de agárico branco

Por Débora Silva em Cultura, Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

Estima-se que a utilização de plantas medicinais e outros produtos naturais para tratar doenças seja tão antiga quanto a história da humanidade.

As ervas e fungos com propriedades terapêuticas foram identificados e usados ao longo da história do homem, devido à sua capacidade de sintetizar diversos compostos químicos empregados no desempenho de funções biológicas e para defender contra agentes patógenos.

Dentre os produtos naturais que podem curar determinadas condições de saúde está o agárico branco, um fungo que pode ser utilizado no tratamento de casos de suor excessivo. Neste artigo, conheça as propriedades e benefícios do chá deste cogumelo branco.

Confira as propriedades do chá de agárico branco

Foto: depositphotos

Propriedades e benefícios do Agárico Branco

O agárico branco, de nome científico Polyporus officinalis, é um cogumelo branco rico em uma substância denominada agaricina, um princípio ativo venenoso utilizado contra os suores noturnos dos tísicos. Além da agaricina, este cogumelo também contém outros princípios ativos, como colesterina, álcool palmitílico e resina.

Este fungo se desenvolve nos larícios, é colhido na Rússia e consta da Farmacopeia desde tempos imemoriais, graças às suas propriedades adstringentes e anti-sudação. Na cosmética, empresas utilizam o agárico branco pelos seus efeitos tonificantes e firmantes cutâneos.

Dentre as propriedades medicinais do agárico branco estão a sua ação colagoga, laxante e analéptico respiratório. Quando consumido em pequenas doses, a agaricina tem a capacidade de paralisar as terminações nervosas das glândulas sudoríparas.

Por este motivo, o chá de agárico branco é recomendado para casos de suor excessivo. No entanto, em doses elevada, é laxante drástico e a substância pode causar dores de cabeça.

Por via interna, o fungo também é utilizado no tratamento de asma e de estresse. Encontrado em algumas lojas de produtos naturais, o agárico branco também é utilizado como tintura para tratar prisão de ventre e digestão lenta.

Chá de agárico branco

De acordo com sites especializados, a parte utilizada no agárico branco é a fruta. Recomenda-se preparar uma infusão de 1 g por taça antes de dormir, no caso de hiperidrose (transpiração anormalmente excessiva).

No caso de o fungo ser utilizado como purgante, recomenda-se o preparo da infusão de 2 a 3 g do produto.

Cuidados

O agárico branco deve ser utilizado apenas em tratamento curtos e sob prescrição médica. O cogumelo – assim como outros produtos naturais – pode conter substâncias que fazem muito mal à nossa saúde, por isto, sempre procure um especialista para ter certeza se você pode fazer uso do fungo.