Confira receitas poderosas para tratar dor de garganta

Por Katharyne Bezerra em Doenças

As dores de garganta são realmente um terrível incômodo, além da dor propriamente dita, algumas pessoas não conseguem se alimentar normalmente e até engolir a própria saliva parece ser uma coisa de outra mundo. Há casos ainda mais graves, em que esse problema vem acompanhado de febre alta, como quando a causa da infecção é bacteriana. Em outras situações, quando a dor acompanha gripes e resfriados, ela se desenvolve gradualmente, mas também merece muita atenção.

Além de provocar ardência e a sensação de “arranhado”, a garganta pode ficar vermelha, com pontos brancos ou amarelos e, em alguns pacientes, há até uma dificuldade em falar. Se por alguma razão as dores persistirem por mais de dois dias é imprescindível à procura por um médico, evitando assim complicações futuras. Mas, caso as dores sejam mais leves, e que não sejam acompanhadas por febre de 38,5°, dores no ouvido ou gânglios inchados no pescoço, você pode dar início a um tratamento em casa à base de algumas ervas que podem aliviar e eliminar os incômodos na garganta.

Confira receitas poderosas para tratar dor de garganta

Foto: Pixabay

Três poderosos chás para dor na garganta

Marroio-branco

A erva marroio-branco, além de reduzir o inchaço do tecido inflamado da garganta, também dilui o muco, facilitando sua eliminação. Para fazer o chá desta especiaria, é muito fácil. Coloque duas colheres da erva fatiada em um recipiente com tampa, depois leve ao fogo em uma xícara de água e espere ferver. Após a ebulição, despeje o líquido nas folhas e deixa a mistura em infusão por aproximadamente 10 minutos. Em seguida coe, e adoce como preferir e beba. A dia é consumir esse chá pelo menos duas vezes ao dia.

Olmo americano

Essa erva é pouco conhecida, mas seus efeitos são preciosos! Por conter em sua composição mucilagem, o olmo americano reveste a garganta e diminui a dor. Para fazer o chá é necessário duas xícaras de água e uma colher de chá da casca. Leve a água ao fogo alto e deixe ferver. Em seguida, despeje o líquido em um recipiente com as cascas. Tampe a substância e espere 10 minutos de infusão. Coe e beba pelo menos duas vezes por dia.

Raiz de malvavisco ou alteia

Do mesmo modo que o olmo americano, as raízes de malvavisco contém em suas propriedades a mucilagem e, por isso, conseguem revestir a garganta, protegendo-a. Se você pretende fazer o chá desta especiaria, se faz necessário juntar uma xícara de água fervente e duas colheres da erva desidratada. Deixe em infusão por 10 minutos e depois é só coar e beber. A dosagem deve ser feita de três a cinco xícaras por dia.