Conheça a castanha capaz de melhorar a circulação sanguínea

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Sementes

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 22% das mortes no mundo são causadas por doenças ligadas a má circulação. No inverno, esses casos podem surgir com maior frequência, devido ao frio, este que desencoraja as pessoas a praticarem exercícios físicos, deixando-as sujeitas à esses problemas. Por essa razão, os cuidados devem ser substituídos por outros, caso não seja viável a prática de esportes. Para isso, existem alimentos capazes de auxiliar o corpo a promover uma boa circulação, esse é o caso do chá produzido com a castanha Índia.

Neste artigo vamos conhecer melhor essa especiaria e aprender a preparar o chá nas medidas corretas. Mas antes, vamos entender quais problemas podem surgir caso a circulação sanguínea não esteja funcionando da maneira correta.

O que é a má circulação e o que ela provoca?

O ser humano possui vasos sanguíneos responsáveis por circular com sangue, oxigênio e nutrientes por todas as partes e órgãos do nosso corpo. Caso aconteça algum entupimento ou rompimento, as consequências podem ser sérias para a saúde, como dormências, câimbras, varizes, trombose e aterosclerose. Sendo esses dois últimos muito perigosos para o coração.

Conheça a castanha capaz de melhorar a circulação sanguínea

Foto: Pixabay

A trombose é caracterizada pela formação de coágulos no sangue, que podem inflamar e obstruir os vasos sanguíneos. As pessoas que possuem esse problema, geralmente possuem varizes, passam períodos longos sem se movimentar, fumam ou possuem o colesterol elevado, etc. Os sintomas dessa doença podem aparecer em forma de dores, inchaços, vermelhidão e aumento da temperatura das pernas. Em situações mais graves, pode surgir ferimentos na pele.

Outra doença bastante arriscada é a aterosclerose, caracterizada por uma inflamação crônica. Nesses casos há uma formação de placas que podem obstruir completamente o vaso sanguíneo, dependendo do tamanho que elas se apresentam. Quem possui altos índices de colesterol ruim (LDL) no sangue está mais sujeito a adquirir essa doença. Além disso, quem sofre de hipertensão, diabetes, sedentarismo, ou fumantes e pessoas de idade avançada, também podem está em situação de risco.

Castanha da Índia para melhorar a circulação

Se você pretende tratar e prevenir a má circulação e suas consequências, bem como as varizes e hemorroidas, a receita indicada é o chá feito com as folhas de castanha da Índia. Com o poder terapêutico, profilático ou paliativo, a especiaria é indicada nesses casos. Além disso as folhas da castanha da índia possui cimarina, que age potencialmente sobre o sistema venoso e na circulação sanguínea.

Para preparar o chá deve-se usar uma colher de sopa e um litro de água. Leve tudo ao fogo e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. O indicado para tratar a má circulação de forma eficiente é tomar duas xícaras de chá por dia, uma depois do almoço e a outra após o jantar. É ideal seguir essas dicas, tendo em vista que o exagero dessa fervura pode causar problemas digestivos. Além disso, mulheres grávidas ou no período de amamentação não devem ingerir o chá.