Conheça a história do bule de barro

Por Débora Silva em Cultura, Outros

O chá é uma bebida bastante apreciada e consumida desde aproximadamente 500 anos d.C., no entanto, o bule – utensílio geralmente utilizado para o preparo da bebida – só foi inventado apenas mil anos depois. O bule de barro vermelho foi um dos primeiros a serem fabricados.

Origem do bule

O bule yixing foi a primeira invenção registrada, originário da província de Jangsu, na China, localizada a 193 quilômetros ao sul de Shanghi. Para fabricar o bule, é necessário usar a zisha, uma argila roxa que é encontrada apenas na província de Jangsu.

A zisha é uma argila rica em minerais e é ideal para a fabricação dos bules, pois permite a retenção do sabor do chá. Além disso, a argila proporciona ao bule uma coloração que pode variar do ocre aos tons de vermelho e púrpura.

Conheça a história do bule de barro

Foto: Pixabay

Este bule foi criado para uso pessoal e os chineses poderiam usá-lo tanto para preparar o chá (de uma a duas porções) como também para bebê-lo. Durante a dinastia Qing, que reinou a China entre 1644 até 1911, o desenho simples do bule de barro foi modificado, virando uma verdadeira obra de arte, com a pintura feita por artesãos no seu exterior.

Os bules yixing foram importados pelos japoneses, que também contrataram os artesãos chineses, com o objetivo de aprenderem a arte da cerâmica, ajudando no desenvolvimento da técnica dos bules pintados com temas da natureza.

Os bules de barro também chegaram à Europa, quando foram importados pela companhia de chás da Índia Oriental, no século XVII. O aparecimento desses utensílios com finas camadas de porcelana decorada também inspirou a criação do estilo de porcelana europeu no século XVIII.

Quando ficaram mais conhecidos no mundo ocidental, os bules de barro ganharam muita admiração e tornaram-se colecionáveis devido à arte de seu exterior, durante os séculos XIX e XX.

Características do bule de barro

O tradicional bule de barro yixing é feito com a argila, característica denominada zisha, que é constituída por caulim, quartzo e mica. Esta argila diferencia-se por ter uma porcentagem elevada de óxido de ferro e silicato.

Confira a seguir outras características da “argila de Yixing” ou zisha:

  • Possui uma coloração castanha oxidada, devido à predominância de ferro;
  • A zisha possui elevado teor alcalino, o que torna impossível a cozedura a 1.200ºC, ao contrário do que ocorre com a porcelana;
  • Mantém o caráter poroso do material, o que leva a uma “oxigenação” do chá preparado no bule e, como resultado, temos a intensificação do aroma da bebida;
  • Com um processo de preparação diferente, o bule de barro é muito resistente e impermeável;
  • Para que o sabor do chá não seja afetado, cada bule deve ser utilizado para preparar somente um tipo de chá;
  • Os bules de barro não devem ser usados no micro-ondas e nem colocados na máquina de lavar louça.