Conheça a receita de chá bom para o cérebro e coração

Por Débora Silva em Doenças, Plantas, Saúde

O chá verde é bastante conhecido por auxiliar no processo de emagrecimento, mas esta bebida também proporciona outros benefícios à nossa saúde.

Cultivado há séculos, o chá verde é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Ele é rico em poderosas substâncias antioxidantes que, além de combaterem o envelhecimento celular precoce, garantem a boa saúde do cérebro e coração.

Chá verde é excelente para o cérebro e coração

Conheça a receita de chá bom para o cérebro e coração

Foto: depositphotos

As folhas de chá verde são ricas em polifenois denominados catequinas, substâncias que têm propriedades medicinais e ajudam a proteger o nosso organismo de doenças cardíacas, câncer e danos nas células devido ao estresse oxidativo.

O chá verde é a bebida que contêm maior número de propriedades com efeitos benéficos na prevenção de doenças cardiovasculares.

Dentre os benefícios proporcionados por este chá estão a melhora do fluxo sanguíneo, redução do colesterol e da pressão sanguínea e a proteção contra a oxidação das partículas de LDL que podem causar aterosclerose.

De acordo com os resultados de um estudo realizado no Japão, país onde o chá verde é mais consumido, beber chá verde reduz o risco de mortalidade por doenças cardiovasculares em 31% nas mulheres, e 22 % nos homens.

A bebida também contém agentes neuroprotetores que protegem as células do cérebro contra doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

Receita de chá verde

O chá verde tradicional é vendido em sachês, mas, se você quiser incrementar a receita, pode utilizar suco de abacaxi e hortelã em uma bebida fria.

Confira a receita a seguir:

Ingredientes

  • 1 litro de chá verde gelado;
  • Meio abacaxi picado em cubos;
  • 10 folhas de hortelã;
  • 1 xícara de açúcar mascavo.

Modo de preparo

1) Bata todos os ingredientes no liquidificador;
2) Coe o suco;
3) Se preferir, acrescente cubos de gelo.