Conheça a receita para fazer um ‘super’ chá antioxidante

Por Katharyne Bezerra em Doenças, Frutas, Plantas

Quando estamos doentes se faz necessário buscar uma ajuda médica, pois só um especialista em saúde está apto para reconhecer os problemas e é também o único que sabe prescrever os remédios ideais para cada caso. Entretanto, quando temos o conhecimento sobre as folhas e as ervas que trazem alguns benefícios ao organismo, devemos investir nesses tratamentos naturais, visando não só a melhora imediata, mas também a prevenção de efeitos colaterais.

Os tratamentos feitos com base em chás são poderosos remédios, de modo que na maioria deles a incidência de efeitos contrários é bem menor, se comparada com os produzidos pela indústria farmacêutica. Além disso, são mais baratos, saborosos e, além de tratar, também previnem doenças nos seres humanos. Um bom exemplo é o chá feito a partir das folhas de mirtilo, um potente antioxidante.

Os usos e descobertas do mirtilo

Mirtilo, também conhecida como uva-do-monte, era utilizado durante a Segunda Guerra Mundial pelos pilotos. Não só pelo sabor que tinha, mas por acreditarem que as substâncias feitas a partir desta fruta tinham a capacidade de melhorar a visão noturna. Mais tarde, descobriu-se que as substâncias e propriedades existentes nesta planta são eficientes no combate à doenças degenerativas que afetam a retina e costumam levar à cegueira.

Conheça a receita para fazer um 'super' chá antioxidante

Foto: Pixabay

Além disso, o mirtilo possui elementos adstringentes e antioxidantes. O chá, feito com as folhas desta planta, pode ser usado em casos de diarreia. É aliado das pessoas que sofrem com varizes e consegue ser um um defensor dos diabéticos, tendo em vista que controla os níveis de açúcar no sangue.

Como preparar o chá?

Para fazer o chá das folhas de mirtilo é muito simples. À princípio, ferva uma xícara de água e depois adicione uma colher pequena das folhas de mirtilo picadas. Tampe o recipiente com a mistura e espere por aproximadamente cinco minutos. Em seguida, adoce com mel e beba. O ideal é tomar a bebida até quatro vezes por dia, assim os resultados conseguem ser mais eficazes.