Escrito por em 27/08/2015 (atualização: 16/09/2015)

Quando estamos doentes se faz necessário buscar uma ajuda médica, pois só um especialista em saúde está apto para reconhecer os problemas e é também o único que sabe prescrever os remédios ideais para cada caso. Entretanto, quando temos o conhecimento sobre as folhas e as ervas que trazem alguns benefícios ao organismo, devemos investir nesses tratamentos naturais, visando não só a melhora imediata, mas também a prevenção de efeitos colaterais.

Os tratamentos feitos com base em chás são poderosos remédios, de modo que na maioria deles a incidência de efeitos contrários é bem menor, se comparada com os produzidos pela indústria farmacêutica. Além disso, são mais baratos, saborosos e, além de tratar, também previnem doenças nos seres humanos. Um bom exemplo é o chá feito a partir das folhas de mirtilo, um potente antioxidante.

Os usos e descobertas do mirtilo

Mirtilo, também conhecida como uva-do-monte, era utilizado durante a Segunda Guerra Mundial pelos pilotos. Não só pelo sabor que tinha, mas por acreditarem que as substâncias feitas a partir desta fruta tinham a capacidade de melhorar a visão noturna. Mais tarde, descobriu-se que as substâncias e propriedades existentes nesta planta são eficientes no combate à doenças degenerativas que afetam a retina e costumam levar à cegueira.

Conheça a receita para fazer um 'super' chá antioxidante

Foto: Pixabay

Além disso, o mirtilo possui elementos adstringentes e antioxidantes. O chá, feito com as folhas desta planta, pode ser usado em casos de diarreia. É aliado das pessoas que sofrem com varizes e consegue ser um um defensor dos diabéticos, tendo em vista que controla os níveis de açúcar no sangue.

Como preparar o chá?

Para fazer o chá das folhas de mirtilo é muito simples. À princípio, ferva uma xícara de água e depois adicione uma colher pequena das folhas de mirtilo picadas. Tampe o recipiente com a mistura e espere por aproximadamente cinco minutos. Em seguida, adoce com mel e beba. O ideal é tomar a bebida até quatro vezes por dia, assim os resultados conseguem ser mais eficazes.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.