Conheça alguns chás que ajudam a tratar dor de ouvido

Por Anderson Pereira em Saúde

Dores de ouvido geralmente são ocasionadas por alguma inflamação em alguma parte do aparelho auditivo, podendo esta vir a ser interna, externa ou entre as duas regiões. Normalmente, a otite, como são chamadas as infecções no aparelho auditivo, estão diretamente relacionada a outros males, como infecções na região respiratória, mudanças climáticas, predisposição genética, e alguns outros fatores.

Apesar de geralmente estar ligada a isso, nem sempre a otite tem relação com inflamações, às vezes ela pode ser causada por coisas ‘bobas’, como a presença de água dentro do ouvido por exemplo, que pode ser resolvido facilmente virando o pescoço para o lado do ouvido que doí e dando alguns pulos com a cabeça ainda pendida, afim de fazer a água sair e a dor passar.

Sintomas da Otite

Os principais sintomas da infecção na região auditiva são dores e zumbidos no ouvido. A otite pode vir a se agravar e ocasionar corrimentos purulentos no ouvido, que são chamados de otorreia.

Conheça alguns chás que ajudam a tratar dor de ouvido

Foto: Reprodução/ internet

Devem ser tomados alguns cuidados para que sejam evitadas as inflamações, como não utilizar objetos como cotonetes, grampos, palitos ou outros para limpar a região interna do ouvido. Também deve-se ter cuidado e impedir a entrada de água ou qualquer outro líquidos no orifício auricular, pois a umidade favorece a aparição de microrganismos que causa várias doenças.

Existem várias formas de tratamento para reduzir as dores de ouvido. Confira a seguir como lidar com ela com o uso de chás.

Chá de verbasco ou camomila

Prepare uma infusão com camomila ou verbasco, em seguida molhe um pedacinho de algodão no chá. Esprema para tirar todo o excesso do líquido e em seguida coloque o algodão tapando o ouvido.

Chá de guaco

Ingredientes:

1 Punhado de guaco
1 Punhado de casca de laranja
1 Punhado de poejo (Hortelãzinho)
1 litro de água

Modo de preparo:

Prepare uma infusão com os ingredientes. Beba o chá de duas a três vezes por dia, enquanto a dor de ouvido durar.
As dores ouvido podem ser causadas por complicações após uma gripe ou resfriado, quando há um acumulo de secreção no ouvido interno. Esses remédios caseiros ajudam a aliviar dores e inflamações, porém, se os sintomas continuarem persistindo ou se agravarem, o ideal é procurar um médio da área.