Conheça as cinco plantas ‘amigas’ e aliadas do coração

Por Katharyne Bezerra em Plantas, Vegetais

Já ouviu a frase: “Com o coração não se brinca”? Bom, essa pérola faz todo o sentido, pois este órgão é de tamanha importância para o bom funcionamento do corpo. Ele é a principal parte do sistema circulatório e é responsável por bombear o sangue e o oxigênio para todas as células do organismo humano.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de mortes no mundo. No Brasil, o número de óbitos por causas desses transtornos é alarmante, aproximadamente 300 mil pessoas ao ano, ainda segundo dados da OMS. Esses casos são reflexos da falta de cuidado com a alimentação, o estresse e o sedentarismo que muitas pessoas ainda vivem.

Pensando nisso, o Chá Benefícios trouxe uma lista de cinco plantas responsáveis por reverter e regular os possíveis problemas que afetam o coração. E que delas é possível fazer chás, como o de orégano, o verde, de alho, lavanda e ginkgo biloba.

Conheça as cinco plantas 'amigas' e aliadas do coração

Foto: Pixabay

Cinco chás que melhoram o funcionamento do coração

Orégano

Muito conhecido na culinária, para compor pratos deliciosos como pizza ou pastéis, o orégano também é um ingrediente eficaz no tratamento de diversas doenças, principalmente as que estão ligadas ao coração. Suas propriedades oxidantes consegue combater os radicais livres, e assim afastam possíveis problemas do coração. Além disso, o chá feito com essa erva atua no corpo reduzindo os altos níveis de colesterol, amenizando as chances de ataques cardíacos.

Chá verde

Essa bebida é muito eficaz no que se refere ao aumento de energia e imunidade de quem a consome. Outra característica que vem dando um certo destaque ao chá verde é sua capacidade cardiotônica, pois devido à presença de catequinas, é responsável por evitar o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias, prevenindo o paciente dos riscos de colesterol. Essa bebida também consegue nutrir e revestir os vasos internos e que recobrem o coração, melhorando a eficácia e o desempenho dessas partes do corpo.

Alho

O alho também é um famoso ingrediente culinário, mas se usado em forma de chá pode ser benéfico para a saúde do coração. As suas propriedades são cientificamente comprovadas e regulam os níveis de colesterol, diminuindo o risco de doenças cardíacas. Além disso, essa especiaria fortalece a imunidade e reduz a pressão arterial.

Lavanda

O seu potencial aromático é carregado na infusão feita com essa planta, bem como suas propriedades anti-sépticas e antibactericidas que melhoram a força e o desempenho dos músculos cardíacos. Sem contar também, que os seus benefícios continuam com a ação sedativa, o que por sua vez, pode ajudar a diminuir as palpitações e acalmar a pressão arterial.

Ginkgo biloba

Conhecido pela capacidade de diminuir a agregação plaquetária e melhorar a circulação sanguínea, o chá feito com a planta ginkgo biloba age também como um vasodilatador que aumenta o fluxo do sangue. Desta forma, é um ótimo remédio caseiro para quem deseja manter a saúde do coração sempre em dia.