Conheça o benéfico chá de bergamota

Por Robson Merieverton em Frutas, Saúde

A bergamota é uma fruta cítrica bastante consumida pelas pessoas. Ela também é conhecida por: mexerica, tangerina, laranja-mimosa, mimosa ou laranja-cravo.

A fruta traz muitos benefícios para a saúde e a beleza. Quando consumida na forma de chá, os efeitos são multiplicados, ajudando na digestão, cicatrização e também como estimulante para o corpo.

Conhecendo a bergamota

Conheça o benéfico chá de bergamota

Foto: depositphotos

Originária da Ásia (China, Índia e países de climas sub-tropical e tropical úmido), a bergamota pertence à família das Rutaceae. O consumo da fruta é bastante comum, seja in natura ou em sucos, mousses, sorvetes, doces e geleias.

Seu nome científico é Citrus aurantium. Ela se destaca pela chamativa cor amarela, com polpa verde ou laranja.

Por seu sabor ácido e amargo, a fruta proporciona refrescância, tanto que, o óleo extraído dela pode ser usado na fabricação de perfumes ou outras substâncias usadas no combate ao estresse e depressão.

Propriedades da bergamota

A fruta é rica em vitaminas com complexo A, B1, B2 e C, além do ferro, niacina, cálcio e fósforo e demais sais minerais.

A bergamota também é considerada uma grande fonte de magnésio, mineral indispensável na síntese das proteínas e na contração muscular.

A partir das vitaminas presentes na fruta, quem a consome regularmente pode ter o sistema imunológico reforçado, aumentando a resistência às infecções; fortalece os nervos, além de possuir propriedades diurética, digestiva, analgésica, cicatrizante, revigorante, antisséptica, antivirótica, estimulante, expectorante, refrescante e aromática.

Na saúde…

Pela composição mineral da fruta, já deu para perceber que, quando relacionada a saúde, ela pode trazer bons resultados.

Consumida na forma de chá, suco ou in natura a bergamota pode tratar febres, infecções causadas por parasitas e vermes, eliminar toxinas, combater gripes, resfriados e a retenção de líquidos e regularizar os níveis de ácido úrico.

A fruta também auxilia no combate ao reumatismo, previne a arterioesclerose, melhora o funcionamento do intestino, combate a carência de vitamina C, protege de doenças como a diabetes, câncer, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Além disso tudo, a fruta ainda é indicada no tratamento da ansiedade, bronquite, sarampo, dermatites, cistite, tristeza, depressão, infecções vaginais e mau hálito.

Chá de bergamota

O chá da bergamota deve ser preparado a partir das folhas, que são bastantes nutritivas, por sinal. Elas possuem efeitos calmante, combatendo as tensões do dia-a-dia e o estresse. Veja como preparar.

Ingredientes

  • 20 g das folhas de bergamota
  • 1 xícara (de chá) de água

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Depois, com as folhas já na xícara, adicione a água e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Retire as folhas e beba o chá. É aconselhado que o consumo fique de duas a quatro xícaras por dia.