Conheça o chá eficaz para combater a tuberculose

Por Natália Petrin em Doenças

A doença conhecida como tuberculose é infecciosa e de fácil contágio. Sua origem é bacteriana – por meio do bacilo de boch, ou mycobacterium tuberculosis – e afeta principalmente os pulmões, podendo ainda atingir outras áreas como rins, meninges e ossos, por exemplo.

Principais sintomas

Os principais sintomas envolvem fadiga e fraqueza, prostração, falta de apetite, palidez, perda rápida de peso, tosse seca – evoluindo para secreção e posteriormente com sangue ou pus – , febre baixa, sudorese noturna, entre outros. Existem casos, no entanto, em que a doença é assintomática, ou ainda que possui sintomas bastante simples que somente serão percebidos após anos ou meses.

Como tratar?

O tratamento deve ser feito por meio de antibióticos, mas deve ser seguido continuamente por, pelo menos, seis meses. Quando interrompido antes do tempo, o tratamento perde a eficácia, e a doença retorna.

Conheça o chá eficaz para combater a tuberculose

Foto: Reprodução/ internet

Remédios caseiros

Alguns remédios caseiros ajudam a tratar e aliviar os sintomas, reduzindo o mal estar proporcionado pela doença.

Chá de cavalinha

O chá de cavalinha é um dos medicamentos naturais mais indicados, pois atua como um excelente antibacteriano. O chá deve ser consumido como forma de complemento ao tratamento indicado pelo médico, e jamais em substituição.

Como preparar?

Para preparar, você vai precisar de:

– 5 g de talos de cavalinha

– 200 ml de água

Coloque a água e a erva em um recipiente e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue e deixe descansar tampado por 15 minutos. Após esse período, coe e consuma em seguida. A dose indicada é de uma xícara por dia.

Contraindicações

Esse chá é contraindicado para gestantes e mulheres em fase de amamentação.

Chá de calêndula

Em um recipiente, coloque 250 ml de água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, desligue e adicione duas colheres de sopa de calêndula. Tampe e deixe amornar. Em seguida, coe e consuma uma xícara ao dia.

Chá de equinácia e pau d’arco

Em um recipiente, coloque 250 ml de água, 1 colher de sopa de equinácea e 1 colher de sopa de pau d’arco e leve ao fogo. Quando ferver, marque 3 minutos e desligue. Consuma uma xícara ao dia.

Outros tratamentos naturais

Além de chás, você pode fazer outros medicamentos naturais:

Consuma aspargos e agrião em grandes quantidades, pois são estimulantes do sistema imunológico e ajudam a fortalecer os pulmões. O suco de uva ajuda na desintoxicação dos pulmões e das vias respiratórias.