Conheça o irmão do chá verde: o ban-chá

Por Wanessa Galvão em Emagrecimento, Plantas

Todos conhecem o chá verde e sua fama de emagrecedor, mas algumas pessoas deixam de consumi-lo devido a seu sabor amargo. Com isso foi ganhando fama o ban-chá, que é feito da mesma planta do chá verde, traz benefícios à saúde equivalentes e tudo isso sem o amargor característico do “irmão”.

Conheça o irmão do chá verde: o Ban-chá

Foto: Reprodução

Chá Verde x Ban-chá

Os dois chás são feitos a partir da mesma planta, a Camellia Sinensis, e a diferença básica entre os dois é o sabor, que é diferente devido o processo de produção do chá: enquanto o chá verde é feito com as folhas mais jovens da Camellia Sinensis, o Ban-chá é feito com as folhas que tenham permanecido por no mínimo três anos fixadas no pé. Devido a essa maior quantidade de tempo no pé as folhas mais velhas, utilizadas no ban-chá, adquirem propriedades medicinais que alcalinizam o sangue e aumentam a quantidade de sais minerais na sua composição.

Os benefícios para a saúde

  • O ban-chá é rico em flavonoides, isso quer dizer que ele combate o envelhecimento precoce dos órgãos e de todas as células do corpo.

    Benefícios do ban-chá para pele

    Quem sofre com a oleosidade da pele deve tomar este chá regularmente. Este é um ótimo tratamento natural para o problema. | Foto: Reprodução

  • O sistema imunológico é beneficiado com o consumo do chá, que também ajuda a diminuir as taxas do mau colesterol e a prevenir alguns tipos de câncer, graças a enorme quantidade de bioflavonoides e catequinas, substâncias que impedem a alteração das células, evitando o surgimento de tumores.
  • Graças ao Tanino, substância que é encontrada no chá e tem propriedades adstringentes, quem beber o chá diariamente vai notar uma diminuição na oleosidade da pele.
  • Tem as mesmas propriedades emagrecedoras do chá verde e acelera o metabolismo.
  • Tem poder diurético, assim reduz a retenção de líquidos.

Receita muito prática

Além de vários benefícios para a saúde o ban-chá também é muito fácil de fazer:

  1. Em uma panela (de preferência de ferro) coloque um litro de água e três colheres de sopas cheias das folhas da erva.
  2. Leve a panela ao fogo e desligue assim que a mistura levantar fervura.
  3. Tampe a panela e mantenha o chá abafado por no mínimo 15 minutos.
  4. Em seguida coe e beba não adoçado.

Se você não quiser fazer uma grande quantidade uma vez só a opção é fazer apenas a quantidade de uma xícara, nesse caso uma colher de sobremesa da erva é suficiente para fazer o chá, que deve permanecer “descansando” por três minutos.

Para ter acesso as maravilhas que o ban-chá faz no corpo, é aconselhado o consumo de quatro a seis xícaras dele por dia. Não há contraindicações conhecidas e o chá pode ser consumido a qualquer hora do dia, inclusive durante as refeições.