Conheça os benefícios do chá de abacaxi com hortelã

Por Anderson Pereira em Degustação, Frutas, Saúde

Os tipos de chás e os seus benefícios são assuntos bem recorrentes quando se fala a respeito de maneiras de perder gordura e emagrecer.

Os chás com propriedades termogênicas são bem conhecidos por ajudar a acelerar o metabolismo de uma maneira saudável e aumentar a queima de gordura (principalmente se aliado com exercícios físicos e refeições saudáveis), impedindo que ela se acumule no organismo.

Além disso, os termogênicos também são excelentes diuréticos, ou seja, eles eliminam a retenção líquida que é a responsável por aquele inchaço bem comum nas mulheres no período menstrual.

Conheça os benefícios do chá de abacaxi com hortelã

Foto: depositphotos

Um desses chás mais populares é o chá de abacaxi com hortelã, que além de possuir vários benefícios, é muito delicioso. Confira a seguir os seus benefícios e uma receita muito fácil de se preparar.

Benefícios do abacaxi

O abacaxi é rico em vitaminas A, C, B6 e em outras substâncias vitais para nosso corpo, como o folato, o magnésio, a tiamina e o ferro. A fruta é um excelente digestivo natural, sendo geralmente consumida após as refeições.

Ele auxilia na saúde intestinal, eliminando febres, vermes e outros parasitas. O abacaxi também combate a prisão de ventre é tem propriedades diuréticas, que auxiliam no combate contra a retenção de líquidos e inchaços.

Benefícios da hortelã

A hortelã é uma ótima fonte de fibras e é rica em vitamina C, B, D e minerais como magnésio, potássio, ferro e sódio. Ela é um poderoso aliado no combate dos problemas digestivos, como náuseas, dores no estômago, prisão de ventre e diarreias.

As folhas da planta também auxiliam na digestão, uma vez que essas melhoram o funcionamento das glândulas salivares, que são as responsáveis pela produção de saliva e pela primeira etapa de digestão de alimentos.

A hortelã também ajuda a combater resfriados, mau-hálito e tem propriedades calmantes, ajudando a combater a insonia.

A hortelã é contraindicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças com menos de 5 anos de idade e pacientes com refluxo.

Chá de abacaxi com hortelã

Ingredientes

  • Meio abacaxi picado;
  • 5 a 6 folhas de hortelã;
  • 1 pau de canela;
  • Açúcar (mascavo ou branco), adoçante ou mel a gosto.

Chá quente

Coloque a água na panela ou bule, acrescente o abacaxi e a canela e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos.

Desligue o fogo, acrescente as folhas de hortelã e abafe por uns 5 minutos para que as propriedades, sabor e aroma das folhas se misturem ao líquido. Após isso, basta coar o chá e o ingerir morno.

Chá gelado

Ferva o abacaxi e a canela por 10 minutos. Espere esfriar e bata o chá no liquidificador junto as folhas de hortelã e cubos de gelo.