Conheça os benefícios do chá de amor perfeito bravo

Por Robson Merieverton em Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

A julgar pela beleza, a planta conhecida como amor perfeito deve apresentar muitas propriedades e benefícios para a saúde das pessoas.

Ela é uma planta pertencente a família das Violaceae, conhecida também como erva-da-trindade, flor-da-trindade, viola, violeta-de-três-cores ou simplesmente amor perfeito. As partes utilizadas na medicina natural são as folhas e as flores.

Elas contêm muitos princípios ativos que atuam diretamente no tratamento e cura de algumas doenças, a exemplo dos ácidos ascórbico, cumárico, gentísico, heptanóico, hidrociânico, salicílico, além de carotenóides, cumarinas, galactose, glucose, orientina, rhamnose, rutina, saponaretina, saponarina, saponina, taninos, vicenina, violantina e violutosídeo.

Conheça os benefícios do chá de amor perfeito bravo

Foto: depositphotos

Benefícios do amor perfeito bravo para a saúde

Devido as suas propriedades adstringente, anti-seborréica, anti-inflamatória, bactericida, béquica, calmante, colagoga, depurativa, diurética, emoliente, laxante, sudorífera e tônica, a planta pode ser usada no tratamento e combate de várias doenças.

Entre as mais comuns, destaque para os problemas de pele, como dermatite, seborreia, acne e erupções na pele dos bebês. Ela também é eficaz no tratamento de resfriados, gripe, tosse seca, dor de cabeça, conjuntivite, pressão arterial alta, febre, irritações nos olhos, reumatismo, gota, infecções urinárias ou prisão de ventre.

Chá de amor perfeito bravo

Para preparar o chá de amor perfeito bravo, basta levar ao fogo um litro de água filtrada em uma chaleira e, logo em seguida, colocar as folhas da erva. Espere ferver para desligar o fogo. Depois, deixe descansar por cerca de 10 minutos. Use uma peneira para separar o líquido da erva e, se preferir, adoce com um pouco de mel.

O indicado é consumir até três xícaras do chá durante o dia, entre as refeições. Seu consumo em excesso pode desencadear algumas reações no corpo, a exemplo da enxaqueca. Ela também possui efeito diurético e laxante. Para evitar qualquer tipo de problema, é aconselhável que o paciente procure orientação médica.

Pomada de amor perfeito

Além da utilização do chá para tratar problemas de saúde, a planta também pode ser usada como pomada. Para prepará-la dessa forma, basta colocar duas colheres de mel, em uma xícara com o chá de amor perfeito, acrescente duas colheres de chá de óleo de erva-de-são-joão e quatro colheres de chá de óleo de calêndula.

Mexa bem até ficar grosso. Caso a mistura fique muito fina, acrescente mais mel e um pouco de água. Por conter propriedades fungicidas e bactericidas, a pomada feita com a erva pode ser aplicada em ferimentos e micoses, pois auxilia na cicatrização e evita marcas.