Conheça os benefícios do chá de gilbardeira e trate doenças

Por Anderson Pereira em Doenças, Plantas

De nome científico ruscus aculeatus L., a gilbardeira é uma planta muito comum na Europa Mediterrânea, Sudoeste da Ásia e no Norte da África. A gilbardeira é conhecida por ser utilizada como ornamento em festas natalinas como um símbolo de prosperidade. Em alguns lugares do mundo, as pessoas consomem os seus brotos quando ainda estão jovens, o sabor lembra o do aspargo, embora os brotos sejam mais amargos. A planta possui frutinhas vermelhas, semelhantes a cerejas, estas, porem, não devem ser consumidas pois são muito tóxicas e podem causar diarreia.

Benefícios da planta para a saúde

A ruscus aculeatus pode ser utilizada de várias maneiras e para vários motivos, sendo os principais ajudar no tratamento de doenças venosas como varizes, hemorroidas, dores e coceiras decorrentes de má circulação, inchaços e cãibras, reforçando as paredes das veias e aumentando a sua resistência e elasticidade.

Não só para tratar, mas a planta também é utilizada para melhorar a circulação sanguínea para os órgãos sendo os principais cérebro, rins e fígado e membros do corpo como braços e pernas. Suas propriedades também permitem que a planta seja utilizada para tratar de prisões de ventre além de possuir substancias anti-inflamatórias e ser um bom diurético, o que faz o corpo não reter mais água e elimina várias substancias tóxicas do corpo humano.

Conheça os benefícios do chá de gilbardeira e trate doenças

Foto: Reprodução/ internet

Como utilizar a planta

A parte da planta mais utilizada para se fazer remédios naturais são as suas raízes, e os medicamentos podem ser utilizados tanto via interna como externa. Existem alguns cremes e supositórios que possuem a gilbardeira como ingrediente principal, ela também pode ser ingerida por cápsulas que são encontradas em lojas de produtos naturais, mas a planta é geralmente mais utilizada em forma de chá, seja para beber ou para ser aplicado em forma de compressas.

Chá de gilbardeira

-2 colheres de sobremesa da raiz da gilbardeira triturada
-600ml de água
-Açúcar, adoçante ou mel para adoçar (opcional)

Coloque a água em um recipiente no fogo, assim que começar a fervura desligue o fogo. Coloque a raiz de gilbardeira triturada dentro da água, tampe a panela e deixe descansar por aproximadamente cinco minutos. É recomendável o consumo de duas xícaras do chá por dia.

Precauções

Apesar de ser um remédio natural e ser bastante seguro, não é recomendável que seja usado por pessoas com pressão alta, gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos.