Conheça os chás mais saborosos e gostosos do Planeta

Por Robson Merieverton em Cultura, Plantas

Gostar de chá é uma realidade que compete a poucos. Além dos fins medicinais, apreciar essa bebida pelo simples prazer do sabor, para muitos entre esses poucos, funciona como o vinho. Então, seja para encher de mais sabor a vida de uns, ou para conquistar outros paladares, conheça agora os chás mais saborosos do mundo. Quem sabe você não caia na tentação, ou curiosidade, e experimente alguns deles!

O chá é preparado a partir da infusão de ervas, cascas, flores, raízes e folhas. Existe receita da bebida para quase todos os males conhecidos pela humanidade: calmante, melhor a digestão, com função diurética, antioxidante, emagrecer, ou simplesmente para oferecer e compartilhar com amigos. O fato é que, atire a primeira pedra quem nunca tomou um chá.

Conheça os chás mais saborosos e gostosos do Planeta

Foto: Pixabay

Fontes de sabor

A partir de agora, você vai poder conhecer alguns dos mais saborosos chás do mundo. Certamente, alguns deles você já deve ter experimentado:

Chá verde

Concebido a partir da utilização das folhas da Camellia sinensis, o chá verde ganhou esse nome pela cor que apresenta, após o processo de infusão das folhas. Para a saúde, além de auxiliar no emagrecimento, a bebida combate os radicais livres, funciona como poderoso antioxidante e previne doenças como o câncer. Ele ajuda no controle da pressão arterial, possui função diurética, diminui as taxas do colesterol ruim (LDL), catequinas e bioflavonóides, o que evita a formação de tumores.

Chá preto

Também originário da planta Camellia sinensis adquire um gosto mais forte e cafeinado em decorrência do processo de preparo. Seus benefícios para a saúde são muitos, pois ele dilata os vasos, melhorando o fluxo sanguíneo. Existem algumas variações do chá preto, que agregam ainda mais sabor para a bebida: o Earl Grey é o mais famoso, devido o aroma. Ele possui sabor cítrico do óleo essencial da tangerina. Tem também o chá preto Darjeeling, com sabor levemente floral e frutado. Outro tipo muito popular na Índia é o Chai, em que se acrescenta ao chá preto leite, canela, cravo, cardamono, pimenta e gengibre.

Chá de jasmim

Pela fama que o jasmim tem em relação ao seu perfume delicado, na forma de chá, não há quem duvide que a qualidade traga um diferencial todo especial para quem o saboreia. Pela suavidade e leve sabor adocicado que traz o chá, a partir do processo de infusão de pétalas da flor, seu uso pode ser também em outros chás. A bebida tem efeito relaxante e antidepressivo. Uma xícara de chá de jasmim, após as refeições, pode melhorar bastante a digestão, ajudando também na diminuição da ansiedade, redução das taxas do colesterol alto e dores de cabeça.

Chá de rosas

A julgar pela delicadeza das rosas, já se pode imaginar o quão delicioso é o preparo do chá com a utilização de pétalas de rosas. O caule e as pétalas da flor têm altos níveis de vitamina C. ela alivia dores causadas pela menstruação, acalma o estresse e combate a fadiga, é ideal para combater a insônia e os radicais livres, por ter ação antioxidante para o organismo.