Conheça os chás que ajudam a engravidar

Por Débora Silva em Plantas

Os hormônios, como os esteroides, são os principais responsáveis pela fertilidade do ser humano. Existem alguns alimentos e plantas que, se forem consumidos da maneira adequada, atuam na produção de hormônios que aumentam a fertilidade, além de auxiliarem no processo de fecundação, manutenção das primeiras semanas de gravidez, fortalecimento do útero e aumento da libido.

Alguns chás, conhecidos como chás para engravidar, podem ser muito úteis como um tratamento a favor da fertilidade, tanto para as mulheres que desejam engravidar imediatamente quanto para uma futura gravidez.

Conheça os chás que ajudam a engravidar

Foto: Pixabay

Chás à base de urtiga

De acordo com pesquisas, a urtiga é uma das plantas que funcionam nos chás para engravidar, por ser rica em substâncias que tonificam e limpam o útero, proporcionando um ambiente mais favorável para a fixação do óvulo. No entanto, é preciso ter cuidado com este ingrediente, pois como ele limpa o útero, pode se tornar abortivo. Por isto, este chá não deve ser tomado pelas mulheres com suspeitas de gravidez.

Maçã, urtiga e salsaparrilha

Para preparar este chá, coloque duas colheres de sopa de maçã, uma colher de sopa de urtiga e uma colher de chá de salsaparrilha em um litro de água fervente. Deixe em infusão pelo período de 10 minutos, coe e beba até xícaras ao dia.

Alecrim, cavalinha e urtiga

Ferva meio litro de água junto com uma colher de sopa de urtiga, uma colher de sopa de alecrim, duas colheres de sopa de artemísia e uma colher de chá de cavalinha. Este chá deve ser tomado duas vezes ao dia: uma pela manhã em jejum e outra à noite depois do jantar. Recomenda-se tomar do primeiro ao 14º dia do ciclo, durante o período de três meses.

Chá verde, gengibre e urtiga

Para preparar este chá, misture 750 ml de água com duas colheres de sopa de chá verde, uma colher de chá de gengibre e duas colheres de sopa de urtiga e deixe ferver por cinco minutos. A recomendação é de três xícaras diárias durante as duas primeiras semanas do ciclo menstrual.

Outros chás para engravidar

Além da urtiga, existem outros ingredientes que podem ser usados pelas mulheres que desejam engravidar, tais como o inhame e o dente de leão.

Chá de inhame

O inhame estimula a produção de hormônios reprodutivos masculinos e femininos e aumenta a libido. Para preparar este chá, use as cascas de cinco inhames para cada litro de água e deixe ferver por cinco minutos em fogo brando.

Chá de dente de leão

Este chá age no organismo da mulher aumentando a circulação sanguínea no baixo ventre, o que favorece a proliferação dos óvulos e colabora para o espessamento do endométrio. Para preparar este chá, coloque duas colheres de sopa da erva em 1 litro de água e leve ao fogo. Quando levantar fervura, tampe a panela e deixe abafado por cerca de 10 minutos.