Conheça os inúmeros benefícios do chá de capim limão

Por Katharyne Bezerra em Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

Originada na Índia, mas trazida para o Brasil através dos colonizadores, capim limão é hoje conhecida em muitas regiões brasileiras.

Planta perene, pequena e boa de crescer nos solos diversos, ela consegue oferecer benefícios através das folhas, rizomas e raízes frescas ou secas.

Para usufruir dos efeitos que esta erva oferece, o indivíduo pode preparar um chá. Confira como fazer e o que tratar com cada receita.

Propriedades de capim limão

conheca-os-inumeros-beneficios-do-cha-de-capim-limao

Foto: reprodução/Wikipedia

  • Antifebrífugo;
  • Calmante;
  • Depurativo;
  • Diaforético;
  • Digestivo;
  • Sedativas;
  • Tônico.

Benefícios e como usar este chá

Dependendo do tipo de problema apresentado pelo paciente, o chá de capim limão pode ser bastante útil. Por isso, existem três formas de preparar o chá da planta e de ingerir este remédio natural, que vão depender do desconforto ou doença, são eles:

Baixar a febre

Para diminuir as altas temperaturas do corpo, é preciso preparar uma infusão usando 1 xícara (de chá) de água fervente e 1 xícara (de chá) de folha ou rizoma fresco de capim limão. Caso utilize os ingredientes secos, a receita muda de proporção, sendo necessário apenas a metade da xícara. O primeiro passo é misturar os ingredientes, tampar o recipiente e deixar agir por 10 minutos. Em seguida, é necessário coar e ingerir logo em seguida, com a bebida ainda morna.

Limpeza dos dentes e gengivas

Primeiramente, é preciso colocar 1 colher (de sobremesa) dos rizomas de capim limão ainda frescos, inclusive é importante que este ingrediente esteja fatiado. Além deste item, é necessário contar com  1 xícara (de chá) de água em fervura. Assim, mistura-se todos os ingredientes e desliga o fogo. Depois, espera esfriar um pouco, coa e faz bochechos com o líquido de duas a três vezes por dia, logo após as refeições de preferência.

Problemas nervosos e intestinais

Quem sofre de nervosismo, insônia, psicoses e ansiedade pode usufruir desta receita sem preocupações. Além desses tipos de problemas, a receita a seguir é indicada também para tratar distúrbios digestivos e intestinais. Sendo assim, o paciente pode preparar o remédio natural contra estes males através da mistura de 1 xícara (de chá) de água fervente e 1 colher (de sopa) das folhas frescas bem picadas.

É importante deixar a mistura abafada, para que a infusão possa ser feita corretamente. Após cinco minutos, o líquido é coado e deve ser ingerido, pelo menos, duas vezes ao dia. A dica é adicionar gotas de limão ou adoçar com mel, melhorando o sabor da bebida.