Conheça os mais comuns fatos e boatos sobre ervas de chás

Por Natália Petrin em Cultura, Degustação

Os chás, feito com as mais diversas ervas e os mais diferenciados sabores, são bebidas perfeitas para os dias mais frios, além de serem ricos em propriedades e benefícios à saúde. Frio ou quente, amargo ou doce, o chá vem se tornando mais popular a cada dia, e existem muitos mitos e verdades em torno dessa deliciosa bebida. Vamos conhecer alguns deles?

Mitos e verdades

Imagem de bule e xícaras de barro com chá

Foto: Depositphotos

Chás podem curar gripes

Não, chás não podem curar as gripes e resfriados, apesar de terem a etilemina, que é uma substância que ajuda no combate aos antígenos, agindo nas células imunológicas. São benéficos, normalmente, aliviando os sintomas da gripe e amenizando o processo no período em que a gripe está passando.

Chá verde emagrece?

Sim, o chá verde conta com alguns compostos que ajudam, pois atuam no sistema nervoso simpático, responsável por regular a queima de gorduras, prevenindo também o depósito de gorduras e regulando o peso corporal. Mas não deve ser consumido o dia todo, pois pode, por ser rico em cafeína, acabar interferindo no sono.

Posso consumir chá durante as refeições?

Não. Alguns tipos de chás contam com algumas propriedades que acabam prejudicando a absorção de ferro do organismo, e portanto não devem ser consumidos junto às refeições. Após as refeições, alguns chás digestivos, como o de hortelã, por exemplo, podem ser consumidos, pois ainda irão ajudar na absorção dos nutrientes.

Chá verde combate o envelhecimento precoce?

Sim, por ser rico em antioxidantes, o chá verde ajuda a combater o envelhecimento precoce, além de proteger contra os raios ultravioleta e estimular a produção de colágeno.

Chá vence?

Sim, os chás, assim como a maioria dos alimentos, tem um prazo de validade. Quando pronto, o chá deve ser consumido em, no máximo, 3 horas após o preparo, pois as substâncias podem oxidar e fazer com que percam sua eficácia.

Chá hidrata?

Sim, são excelentes opções de bebidas para a hidratação do corpo. A diurese aumenta no corpo, eliminando água e eletrólitos, sendo ideal consumir no máximo três xícaras de chá verde ou branco ao dia, sempre aliado a outros tipos de líquidos, como os sucos e os chás.

Beber chá é melhor que tomar café?

Isso depende muito de pessoa para pessoa. O café, assim como alguns chás em excesso, pode causar ansiedade, falta de sono e palpitações. Os chás feitos com a espécie Camela sinensis, que são o preto e o verde, tem grandes quantidades de cafeína, podendo trazer consequências semelhantes ao café. Entende-se o excesso de forma idêntica à do café – mais de 5 xícaras por dia -, e ambos causam irritações na mucosa gástrica, que pode prejudicar os rins e promover o aparecimento da gastrite.