Conheça os mitos e as verdades sobre o poder dos chás

Por Natália Petrin em Outros

Sempre ouvimos de nossos avós, amigos, pais e até mesmo na televisão que tal chá é bom para isso, e aquele outro bom para aquilo. Mas até que ponto o que ouvimos falar sobre os benefícios do chá é verdade? Com essa dúvida em mente, resolvemos abordar o tema trazendo para vocês os mitos e as verdades que envolvem o poder dos chás.

Conheça os mitos e as verdades sobre o poder dos chás

Foto: Reprodução

Mitos

  • Café é pior que chá? Não. Ambos, quando consumidos na medida certa, trazem benefícios, mas em excesso podem ser prejudiciais tendo contraindicações e efeitos colaterais.
  • Chás curam gripe? Não. Por ser uma doença viral, não pode ser curada com chás, mas alguns são eficazes no alívio de seus sintomas.
  • Tomar chá quente ajuda a emagrecer? Não. A temperatura do chá não influencia nesse processo, mas alguns chás contêm propriedades que auxiliam no emagrecimento independente da temperatura que você consome.
  • Chás podem ser tomados sem preocupações com contraindicações? Não. Os chás, assim como quaisquer substâncias, podem anular ou intensificar efeitos de remédios e, além disso, podem ter efeitos negativos em pessoas com pressão alta ou baixa, por exemplo. É preciso analisar cada um dos chás e suas propriedades para saber se serão prejudiciais ou benéficos à sua situação de saúde.
  • A proporção da erva e da água são indiferentes nos efeitos do chá? Não. É preciso seguir o modo de preparo corretamente, pois a quantidade e o tempo de fervura podem interferir diretamente em sua ação.

Verdades

  • Chás podem ajudar no emagrecimento? Em partes, sim. Alguns chás possuem flavonóides, que são capazes de atuar na regulação da queima de gorduras, aumentando a queima de calorias e prevenindo o depósito de gorduras, consequentemente regulando o peso corporal.
  • Chás de saquinho são eficazes como as ervas naturais? Sim. Ambos possuem as mesmas substâncias da folha, mas em concentrações diferentes. Os produtos feitos com folhas frescas, no entanto, possuem maior potencial.
  • Chás podem ajudar a acalmar e ajudar a dormir? Sim. Alguns chás possuem propriedades calmantes que auxiliam em casos de insônia e ansiedade.
  • Chá ajuda a aliviar os sintomas da TPM? Sim. Mais uma vez, é preciso que você esteja atento às propriedades de cada chá que vai tomar, uma vez que podem ser benéficos ou prejudiciais.
  • Chás são eficazes no tratamento de doenças? Sim. Sempre com acompanhamento médico, as ervas podem complementar o tratamento tornando-o mais eficaz. É preciso, no entanto, saber qual o chá correto para cada situação, uma vez que podem mascarar os sintomas ou reduzir os efeitos dos remédios.