Conheça três ervas ‘poderosas’ para baixar a febre

Por Natália Petrin em Doenças, Plantas, Saúde

Quando uma pessoa tem febre, uma das principais recomendações é ingerir bastante líquido como sucos, água e chás para que o corpo esteja bem hidratado. Alguns chás, inclusive, podem atuar de forma ainda mais benéfica nas situações de febre, atuando diretamente na redução da temperatura devido às suas propriedades medicinais.

Chá de alfavaca

A alfavaca tem propriedades que combatem a febre, além de atuar como expectorante, auxiliando, inclusive, no tratamento de resfriados, bronquite e pneumonia.

Para preparar, você vai precisar de:

– 2 colheres de sopa da planta, que pode conter raízes, folhas, flores e ramos

– 1 litro de água

Em um recipiente, leve a água ao fogo. Quando começar a ferver, desligue e adicione a erva, tampando logo em seguida. Deixe a mistura em infusão por um período de, no máximo, 10 minutos. Em seguida, coe e consuma.

A recomendação de consumo é sempre antes de dormir, pois durante a noite a febre tende a piorar e o corpo, durante o sono, procura trabalhar com mais intensidade no restabelecimento.

Conheça três ervas 'poderosas' para baixar a febre

Foto: Reprodução/ internet

Chá de gengibre

O gengibre é uma excelente forma de baixar a febre, principalmente quando associado ao sabugueiro e à hortelã. O chá estimula a transpiração e a circulação e, com isso, faz com que a febre comece a baixar.

Para preparar, você vai precisar de:

– 250 ml de água

– 1 colher de chá das flores de sabugueiro

– 1 colher de chá de hortelã

Em um recipiente, coloque a água para ferver. Enquanto aguarda, coloque as flores de sabugueiro e as folhas de hortelã em uma xícara e reserve. Quando a água começar a ferver, desligue o fogo e jogue a água sobre as ervas. Tampe a xícara e deixe por aproximadamente 10 minutos, descansando enquanto amorna. Consuma várias vezes ao dia para baixar a febre.

Chá de macela

A planta conhecida como macela tem propriedades diaforéticas, induzindo a transpiração e, consequentemente, ajudando a regular a temperatura do corpo. Ela atua ainda combatendo as inflamações e não compromete o sistema imunológico.

Para preparar, você vai precisar de:

– 3 colheres de sopa de macela

– 500 ml de água

Coloque a água em um recipiente e leve para ferver. Quando entrar em ebulição, desligue o fogo e adicione a macela. Tampe a mistura e deixe descansar por aproximadamente 20 minutos. Passado esse período, coe e consuma uma xícara de chá.