Conquistando saúde e boa forma corporal com chá branco e alimentos crus

Por Débora Silva em Beleza, Emagrecimento, Saúde

Nós sabemos que a alimentação é essencial para o funcionamento adequado do nosso organismo, e existem alimentos que são indispensáveis e trazem muitos benefícios à nossa saúde. Quem deseja manter a forma e a saúde em dia deve adotar uma dieta saudável e balanceada, com a inclusão de alguns alimentos crus e chá branco.

Neste artigo, saiba mais sobre os poderes dos alimentos crus e do chá branco na manutenção da saúde e boa forma corporal.

Benefícios dos alimentos crus

Consumir alimentos crus proporciona uma digestão mais fácil e saudável, além de evitar o gasto da nossa reserva de enzimas, que são substâncias que auxiliam na melhor absorção dos alimentos e na preservação de nossos órgãos.

As enzimas são responsáveis pelas reações químicas que ocorrem no nosso corpo e, na ausência delas, não é possível que as vitaminas, minerais e hormônios cumpram o seu papel.

Os alimentos cozidos, fervidos, enlatados e pasteurizados perdem as suas enzimas, e, por este motivo, precisam usar aquelas produzidas pelo organismo durante o processo de digestão. Assim, os órgãos do sistema digestivo usam substâncias do sistema imunológico, o que causa reações adversas, como gases, dor de estômago, dor nas articulações e nos músculos, insônia, erupções na pele, diarreia ou prisão de ventre, celulite, envelhecimento precoce e outras.

Conquistando saúde e boa forma corporal com chá branco e alimentos crus

Foto: Reprodução/ internet

Benefícios do chá branco

O chá branco é a versão menos processada do chá verde, sendo coletado antes de as flores se abrirem. Os brotos e folhas da planta são cozidos ao vapor e sujeitos à secagem, mas não passam pela fermentação – ao contrário dos chás verde e preto – e a colheita para a produção do chá ocorre apenas dois dias por ano.

Com propriedades antioxidantes, o chá branco auxilia nos processos inflamatórios celulares, acelera o metabolismo e ajuda na eliminação de gordura corporal.

Os polifenóis e outras substâncias antioxidantes ajudam a neutralizar a ação maléfica dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce das células e a prevenindo diversas doenças.

Algumas pesquisas comprovaram que o chá branco tem o poder de inibir mutações genéticas que podem originar câncer, além de auxiliar na redução das taxas do “mau colesterol” (LDL). As substâncias presentes na planta camellia sinensis também são úteis para fortalecer o sistema imunológico e têm ação anti-inflamatória e antigripal.

A recomendação é ingerir, pelo menos, três xícaras de chá branco ao dia, quente ou frio e, preferencialmente, sem açúcar. Devido à presença de cafeína, recomenda-se que a bebida seja consumida até as 18h, para evitar problemas como insônia.