Escrito por em 27/10/2016 (atualização: 24/05/2017)

A cambuí pertence à família Myrtacea e é também conhecia como pedra-hume-caá, pedra-hume-caá e pedra-ume-kaa. A parte da planta que pode ser usada para tratamentos alternativos são suas folhas, cascas e raiz.

As propriedades medicinais que a planta possui servem principalmente para quem enfrenta problemas como descontrole do colesterol, diarreia, diabete, enterite, problemas renais, inflamação no ovário e útero, hemorroidas e ainda pode ser um forte aliado para quem está em processo de emagrecimento.

A cambuí é um excelente antidiabético, hipoglicemiante e ajuda a reduzir substâncias que provocam constrição.
Mas apesar de trazer tantos benefícios para à saúde, a ingestão do chá da planta não é aconselhado para crianças.

Controle o colesterol tomando chá de cambuí

Foto: reprodução/site ufrgs

Chá de cambuí

Ingredientes

  • 1 colher de sobremesa da planta picada;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e acrescente as colheres com a planta picada. Depois que o líquido atingir a fervura, desligue o fogo e abafe o recipiente por dez minutos e depois consuma.

Procure ingerir o chá 4 vezes ao dia, principalmente se você sofre de diabetes. Caso você utilize as folhas, faça o chá por infusão. Mas caso prefira usar as cascas ou raiz, prepare a bebida a partir da decocção.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.