Cultive suas próprias plantas medicinais

Por Katharyne Bezerra em Plantas, Vegetais

Plantar nem sempre é fácil, pois requer tempo para os cultivadores. Entretanto, a maioria das plantas medicinais são tão independentes que conseguem sobreviver sem muitos cuidados. Além de fácil, ter a própria horta em casa traz inúmeros benefícios que vão depender somente das plantas que serão escolhidas para a germinação, tendo em vista que cada uma  possui propriedades medicinais que auxiliam na manutenção da saúde para uma vida mais saudável.

Pensando na praticidade e nos aspectos saudáveis, o Chá Benefícios trouxe maneiras de cultivar e as qualidades de cinco plantas que além de ajudar a saúde humana, podem enfeitar e embelezar ainda mais o seu jardim.

Cultive suas próprias plantas medicinais

Foto: Pixabay

Cinco plantas medicinais para plantar em casa

Para plantar e ter um bom cultivo sempre, só é necessário ter uma boa terra e um lugar onde haja uma quantidade adequada de sol. A escolha da planta é imprescindível para resultar nesses fatores, uma vez que essas precisam ser versáteis. Sendo assim, veja cinco exemplos para começar a plantação em casa.

Alecrim: agente digestivo

Para quem tem muitos problemas digestivos, uma boa opção é o alecrim. De modo que essa planta  possui substâncias eficazes no processo de digestão. Além disso, ela combate as bactérias e atua como estimulante mental. Para usar o alecrim e obter seus benefícios é preciso retirar as folhas e armazená-las em local com sombra até que estas sequem. Após esse procedimento, é só utilizá-las para preparar um deliciosos chá.

Como plantar

Você tem duas opções de cultivo do alecrim, em forma de semente ou a partir de mudas. Está última é a melhor alternativa, pois é dela que se brota com mais facilidade e frequência. Quanto ao solo, pode ser arenoso e deve optar por um lugar onde o sol incida por muito tempo. O ideal é plantar com cerca de um terço do broto exposto.

Alho: beneficiador do sangue

Previne resfriados. Abaixa o colesterol. Reduz o risco de doenças cardíacas e derrames. Esses são só alguns dos benefícios proporcionados pelo alho, que além de possui um gosto forte é uma das plantas mais poderosas para a cura de doenças. Quem deseja obter todas essas vantagens, deve comer um ou dois dentes por dia ou adicionar essa iguaria nas refeições.

Como plantar

Esse tipo de planta cresce em qualquer solo, mas para isso é necessário plantar os dentes de alho a cinco centímetros de profundidade e manter a terra um pouco úmida no início. Além disso, é preciso que o cultivador fique atento ao florescimento da planta, e assim cortar o talo da flor, fazendo com que o vegetal se concentre na produção de mais dentes.

Aloe Vera: a famosa babosa

As folhas dessa planta são capazes de limpar, higienizar, proteger e auxiliar na cicatrização de feridas e queimaduras. Para isso, o paciente corta uma folha e espreme o gel transparente que essa especiaria contém por cima desses ferimentos. Depois que o sumo seca, ele forma um curativo mantendo o local esterilizado e úmido. Além disso, essa mesma substância presente na babosa é auxiliar em tratamentos capilares, deixando os fios mais fortes e menos quebradiços.

Como plantar

A plantação ocorre por meio de uma muda. É uma planta que não sobrevive muito bem a temperaturas baixas e, por isso, necessita de lugares aquecidos, isto é, em bastante contato com o sol. Também requer pouca água para a sua manutenção e pouco cuidado diário.

Camomila: um calmante natural

Doce e agente anti-inflamatório, a camomila age como um calmante natural, que diminui a ansiedade e acaba com a insônia. Apesar desses benefícios, ela também é usada para aliviar as dores intestinais causadas pela má digestão. Para usufruir dessa especiaria, corte talos e os pendure para secar no sol. Após esse processo, arranque as folhas secas e as armazene em recipientes escuros e fechados. Depois é só preparar o delicioso chá com a erva.

Como plantar

Essa é um tipo de planta que prefere lugares mais úmidos, por isso, mantenha sempre a terra nessas condições para que a camomila cresça naturalmente. Para plantar basta espalhar sementes pelo canteiro e depois socá-las na terra, prefira fazer esse processo na primavera.

Raiz de alcaçuz: agente contra os resfriados

Essa planta é um excelente remédio caseiro para as pessoas que estão com resfriado, pois combate a tosse e as dores de garganta. É ideal para o preparo de chá pois sua composição o faz ter um sabor levemente adocicado. Se você deseja produzir essa bebida, é preciso desencavar as raízes, dividi-las na metade e armazená-las em um local escuro por aproximadamente seis meses. Após todo o tempo proposto, triture a raiz até que ela vire pó e depois é só preparar o chá.

Como plantar

Plante as mudas a cerca de três centímetros de profundidade do solo, que deve ser rico e drenado. O alcaçuz é uma planta alta, que pode atingir de 90 centímetros até dois metros de altura, por isso, reserve um local com muito espaço para poder desfrutar da melhor maneira a sua própria plantação.