Cura da conjuntivite à base de chá

Por Michelle Nogueira em Doenças

A conjuntivite é uma doença que ocasiona a inflamação da conjuntiva, aquela membrana fina e transparente que cobre o interior das pálpebras e toda a parte da frente do globo ocular. Dura em média de uma semana a 15 dias, e geralmente não deixa sequelas. As principais causas de transmissão ocorrem por conta de vírus ou bactérias ou por reações alérgicas a substâncias poluentes como fumaça, poeira, produtos de limpeza etc. Quando ocasionada por vírus ou por bactérias, a conjuntivite se torna altamente contagiosa, podendo ser transmitida pelo contato direto com o doente ou por objetos contaminados.

Principais sintomas

O primeiro e mais conhecido sintoma da conjuntivite é justamente a aparência avermelhada e inchada do olho. Vale lembrar que essa doença pode ocorrer em ambos os olhos. Os demais sintomas são:

  • Coceira nos olhos;
  • Pálpebras lacrimejantes;
  • Sensação de areia ou cisco nos olhos;
  • Fotofobia (dor ao olhar para a luz);
  • Visão borrada;
  • Secreção amarelada (conjuntivite bacteriana);
  • Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral).
Cura da conjuntivite à base de chá

Foto: Reprodução/ internet

Como prevenir?

Evite o contato com pessoas doentes, e mantenha suas mãos sempre limpas. Procure não coçar os olhos, pois as bactérias e vírus podem estar em suas mãos ou você pode simplesmente arranhar a conjuntiva. Sempre que possível, furte-se de banhos em piscinas e clubes públicos. Não compartilhe produtos de beleza, como delineador ou rímel, muito menos toalhas. A higiene é o fator primordial para fugir desse mal tão incômodo.

Tratamento

O tratamento para conjuntivite, geralmente, é apenas o descanso, com o uso de compressas geladas, com água filtrada ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite bacteriana, no entanto, existe tratamento específico, geralmente com colírios antibióticos. Mas não se automedique, procure sempre um profissional. Alguns colírios agravam o quadro. Os tratamentos caseiros também ajudam na melhora, mas devem ser usados em conjunto com o que foi prescrito pelo médico.

Chá de Camomila

Essa planta possui propriedades calmantes que aliviarão os sintomas da conjuntivite. Coloque um litro de água para ferver e, depois de fervida, adicione 60 gramas de folhas de camomila. Tampe e deixe descansar por alguns minutos. Depois, umedeça um pano limpo nesse chá e aplique nos olhos. Repita o procedimento três vezes ao dia, com o chá morno.

Outros alimentos

Durante o tratamento, procure adicionar na sua dieta alimentos como a maçã, uva, batata, confrei, cenoura, salsa, noz, arruda, mel de abelha e alface. Eles são ricos em nutrientes que aumentarão o nível do sistema imunológico, o que ajudará a combater a inflamação e os vírus ou bactérias causadores da conjuntivite.