Dê tchau a insônia tomando chá da cana de açúcar

Por Katharyne Bezerra em Degustação, Doenças, Plantas, Saúde

O sumo da cana de açúcar é uma das bebidas favoritas dos brasileiros e dele ainda é extraído substâncias para a produção de álcool.

Há também a possibilidade de fornecer açúcar refinado, xaropes, medicamentos e uma série de outros produtos fabricados através do líquido da cana de açúcar moída ou por meio de alguns elementos extraídos da bebida.

Porém, o que muita gente desconhece são os benefícios encontrados nas folhas, raízes e bulbos da cana de açúcar. Desta forma, cada uma destas partes pode ser utilizada para tratar problemas específicos do organismo. Descubra quais são e como utilizar este produto natural para favorecer a saúde.

Funções desta planta para o corpo

Dê tchau a insônia tomando chá da cana de açúcar

Foto: depositphotos

  • Aumentar lactação;
  • Combater a insônia;
  • Combater envenenamento, pneumonia, tuberculose e febres;
  • Distúrbios dos rins;
  • Eliminar parasitas intestinais;
  • Evitar rachas dos seios, aftas e vômitos da gravidez;
  • Fadiga;
  • Prevenir o surgimento de anginas e úlceras da córnea;
  • Problemas no estômago.

Modo de usar a cana de açúcar

Quem deseja melhorar o sistema urinário, aumentando a eliminação de substâncias nocivas ao corpo, deve ingerir o chá feito através da decocção das raízes da cana de açúcar.

Esta receita também ajuda a diminuir a tensão arterial, uma consequência do seu poder diurético já mencionado. Já quem deseja ter um efeito contrário, deve preparar uma infusão com as folhas da planta.

Além disso, é possível fazer uma decocção com os bulbos da cana. Este medicamento natural é indicado para quem deseja eliminar os distúrbios que afetam os rins. O mesmo remédio caseiro é apropriado para combater paralisias, tanto com relação ao tratamento destas como também ao que se refere na prevenção destes problemas de saúde.

Outra forma de usar a planta

Uma maneira de usar a cana e que não envolve processos de fervura é utilizando o suco da planta. A bebida extraída da cana de açúcar moída é indicada para mulheres que estão no período de lactação, pois o líquido contribui para o aumento do leite materno. Além deste benefício, este suco pode melhorar a qualidade de sono e o indivíduo pode dar adeus à insônia.