Deguste o delicioso chá indiano com leite

Por Katharyne Bezerra em Cultura, Degustação

Depois da China, o país que mais consome chá no mundo é a Índia. São muitas as ervas voltadas para esse tipo de finalidade, que já se tornou não só uma paixão, mas também uma cultura do local. Por esta razão, surgiram vários tipos de chás, entre eles o que é conhecido como chá indiano. Este, assim como o café, também pode ser servido com leite. Este casamento que já deu e dá muito certo, deixa o sabor da bebida ainda mais atraente.

Receita do chá indiano

Ingredientes

  • Duas xícaras de leite desnatado;
  • Uma xícara de água filtrada;
  • Duas colheres (de sopa) de chá preto;
  • Quatro cardamomos inteiros;
  • Dois cravos;
  • Dois pauzinhos de canela;
  • Um pedaço de gengibre;
  • Açúcar ou mel à gosto.
Imagem de xícara de chá com leite

Foto: Depositphotos

Modo de preparo e consumo

Coloque a água para ferver em fogo baixo. Espere que as primeiras bolhas surjam e, em seguida, adicione o açúcar ou mel, se for o caso. Acrescente também as posologias do chá preto e só depois deseja os demais ingredientes na panela. Entretanto, é importante deixar o leite por último. Depois de ter colocado todos os itens, mexa o conteúdo ainda no fogo e aguarde o leite ferver.

Todavia, quando o chá estiver subindo a panela, ainda não é o momento de retirá-lo do fogo. Assim, retire a panela até que ele possa descer e coloque de volta ao fogão. Fique repetindo esta técnica até que o líquido ganhe uma tonalidade avermelhada. Quanto mais próximo do vermelho o chá chegar, mais forte ele será e, consequentemente, a combinação de benefícios é maior.

Ao apresentar um aspecto agradável para o consumidor, o chá deve ser coado antes de ir para à mesa. Isso porque o cardamomo, gengibre, canela e os cravos não precisam ser ingeridos para que o organismo consiga obter os benefícios e propriedades desta especiaria. Pelos processos de ebulição, as substâncias benéficas já são aderidas ao líquido. Para ingerir e aproveitar bem o conteúdo do chá, você deve optar por bebê-lo logo de manhã ou, pelo menos, evitar o período da noite. Isso porque, o chá preto é possui muita cafeína e pode causar insônia em quem consumi-lo.