Depressão ou insônia? Chá de griffonia resolve

Por Michelle Nogueira em Doenças, Plantas

A griffonia simplicifolia, ou simplesmente grifonia, é uma planta arbustiva perene, originária da África, e que pode chegar até três metros de altura. É bastante adaptável, um vez que seu cultivo se dá nos mais diversos ambientes. Os africanos têm o conhecimento das propriedades medicinais desse arbusto há séculos. Existem relatos de que eles mastigavam seus talos e raízes para aliviar os sintomas de algumas doenças, e que utilizavam suas folhas como um cataplasma para auxiliar o processo de cura e cicatrização de ferimentos.

Para que serve?

Essa planta serve para o tratamento de insônia, obesidade, ansiedade, dores de cabeça crônicas, fibromialgia, sintomas da TPM, náuseas e para melhorar o humor. Entretanto, seu uso mais popular é se faz no combate à depressão.

Por que auxilia contra a depressão?

A grifonia é rica em 5-HTP, ou seja, um aminoácido precursor da produção de serotonina. Esse aminoácido nada mais é do que um tipo de triptofano, que induz o aumento do chamado “hormônio da felicidade”. A maior concentração de 5-HTP da griffonia simplicifolia é encontrada em suas sementes. Geralmente, é vendido como remédio fitoterápico, em forma de cápsulas ou suplemento alimentar. Em muitos casos, você o encontra com o nome do aminoácido ao invés do da planta.

Depressão ou insônia? Chá de griffonia resolve

Foto: Reprodução/ internet

A serotonina é justamente o mesmo hormônio que é produzido quando comemos chocolate, por exemplo. Ela atua de forma que melhora humor, regula o apetite, o sono, temperatura corporal, ritmo cardíaco e aumenta as capacidades intelectuais.

Chá de Grifonia

O chá dessa planta pode ser bastante útil no alívio dos sintomas da dor de cabeça crônica ou no tratamento da insônia. Coloque oito folhas de grifonia em um litro de água fervente e deixe descansar por 15 minutos. Coe e beba em média três xícaras durante o dia, de preferência, após as refeições.

Quando não consumir a griffonia simplicifolia?

Apesar de sua grande efetividade contra a depressão, evite consumi-la quando estiver tomando medicamentos como fluoxetina ou sertralina, por exemplo. Mulheres grávidas ou lactantes também devem evitar a grifonia.

Efeitos colaterais

Se consumida em excesso, essa planta pode causar náuseas, gases, azia, vômitos e diarreia. Por isso, não exagere em seu uso. O suplemento e as cápsulas não devem ultrapassar as 70 mg, pois pode ocasionar dores de estômago.

Onde comprar?

As folhas de griffonia simplicifolia podem ser encontradas nas mais diversas ervanarias ou na internet. As cápsulas e suplementos de 5-HTP são vendidos em lojas de produtos naturais, farmácias especializadas ou também pela internet.