Descubra a ‘super’ planta capaz de levantar o ânimo

Por Katharyne Bezerra em Plantas, Saúde

Hipericão é uma velha conhecida, usada desde a época grega e romana, é uma das plantas medicinais que desfrutava de maior fama na antiguidade clássica. O seu nome científico hypericum perforatum deriva do grego hyperikon, que significa “sobre uma aparição”. Esse título corresponde a ação que lhe era atribuída na Idade Média, pois, de acordo com a crença do povo essa erva ajudava a afastar raios e incêndios de residências, mas para conseguir essas virtudes, ela deveria ser colhida na madrugada do dia de São João e em seguida colocada no telhado da casa em questão. Por sua colheita ser realizada nesse período, ela também recebeu o nome de erva-de-são-joão.

Benefícios do hipericão

A erva-de-são-joão é considerada um excelente remédio caseiro para casos de depressão leve e moderada, isso porque a planta tem um potencial de fortalecer o sistema nervoso, aumentar concentração, diminuir o cansaço e eliminar a insônia. Fora a sua ação antidepressiva, também atua como um ansiolítico natural, pois ela consegue aliviar a ansiedade, trabalhando como tranquilizante e reduzindo os índices de estresse. Desta forma, hipericão levanta o ânimo de quem o consome.

Descubra a 'super' planta capaz de levantar o ânimo

Foto: Reprodução/ internet

Além dessas atribuições, a erva pode tratar infecções urinárias e é capaz de curar ferimentos na pele ou queimaduras leves, por ser antisséptico, anti-inflamatório e cicatrizante.

Chás para tratar a depressão

Se o paciente está com sintomas de depressão, a erva-de-são-joão pode servir como antidepressivo, e se usada logo no início desse problema, pode ser um ótimo aliado nessa luta contra a doença. Para preparar o chá basta usar uma colher (sobremesa) da planta junto à uma xícara de água em ebulição. Junte os ingredientes em um recipiente, tampe e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, coe e se desejar adoce com açúcar ou mel. O ideal é tomar até três xícaras dessa bebida por dia.

Agora, se a depressão está surgindo acompanhada de insônia, a melhor saída é preparar uma tisana dessa planta com a urze, valeriana, tília e marroio. Junte em um recipiente partes iguais dessas ervas e, com uma colher de sobremesa, pegue essa mistura e acrescente à uma xícara de água. Leve ao fogo baixo e espere dois minutos. Em seguida, deixe descansar por mais cinco minutos, coe e beba após o jantar. Repita esse procedimento até haver uma melhora no seu quadro clínico.

Cuidados

Mulheres grávidas ou em período de amamentação não podem fazer uso desses chás. Pessoas que estão tomando outros tipos de medicamentos devem consultar o médico antes de fazer uso dessas bebidas. No geral, o especialista deve sempre ser procurado, lembre-se que esse chá só deve ser ingerido como tratamento de depressões leves e nos momentos iniciais da doença.