Descubra as ‘especialidades’ das receitas de chás

Por Katharyne Bezerra em Emagrecimento

O chá não é só uma bebida natural e que aquece o corpo e alma. Esse líquido também é indicado para desmembrar a atuação de agentes nocivos no organismo. Além disso, os chás podem servir para melhorar as funções do organismo e ainda auxiliar na busca por um corpo em forma. Saber selecionar as folhas ideias para cada ocasião é decisivo para conseguir os benefícios desejados.

Antivirais

Como o próprio nome já induz, esses chás dificultam o acesso do vírus no organismo, sendo capaz de proteger o corpo contra doenças, a exemplo dos resfriados e gripes. Além disso, as bebidas com essa propriedade fortalecem o sistema imunológico, deixando o consumidor ainda mais forte. Ainda são anti-inflamatórias e analgésicas.

Alguns chás com essas propriedades são: alcaçuz, alho, eucalipto, limão, gengibre, guaco, sabugueiro e salgueiro. Frente a isso, segue também algumas contraindicações. Por exemplo, mulheres grávidas ou em período de amamentação, pessoas que têm pressão baixa e quem sofre de gastrite, não devem fazer uso desse remédio natural.

Digestivos

São ideais para quem possui cólicas e dores no abdômen de forma severa. Isso porque estes chás podem relaxar os músculos do trato gastrointestinal. Como eles também facilitam o processo digestivo, podem conseguir diminuir os gases intestinais e estomacais provocados por algum problema na digestão.

Para conseguir esses benefícios, podem ser feitos chás de boldo-do-Chile, camomila, carqueja, cáscara sagrada, espinheira-santa e hortelã-pimenta. O uso dessas bebidas só fica restrito as mulheres grávidas e as que estão em processo de amamentação.

Descubra as 'especialidades' das receitas de chás

Foto: Free Images

Diuréticos

A propriedade diurética é responsável pelo bom funcionamento dos rins e, consequentemente, pela eliminação correta da urina. Ao colocar o hábito de beber chás com esse benefício, o corpo consegue absolver com mais facilidade o sódio e a água presente no organismo e, também por essa razão, realiza um processo de limpeza e tratamento de infecções urinárias.

Bardana, cana-do-brejo, cavalinha, chapéu-de-couro, dente-de-leão e quebra-pedra, são algumas das bebidas ideais para conseguir êxito em procedimentos diuréticos. Vale apostar na mistura de algumas dessas ervas e prepara uma infusão com tamanha potencialidade. Entretanto, nem todo mundo pode beber desses chás, como é o caso das pessoas que sofrem com pressão baixa, insuficiência renal ou cardíaca e as mulheres grávidas e em período de lactação.

Termogênicos

A termogênese é o processo que o organismo faz ao transformar gordura em energia para o corpo. Então, os chás termogênicos são excelentes para quem deseja emagrecer, tendo em vista que essas bebidas aceleram o metabolismo e, consequentemente, aumentam a queima de calorias. Assim fica fácil “ficar de bem” com a balança.

Os campeões da lista de chás indicados para agir de forma termogênica no corpo são: canela, chá verde, cravo-da-índia, laranja-amarga e gengibre. Apesar de serem produtos naturais e saudáveis, os seus consumos não são indicados para pessoas com problemas cardíacos, bem como mulheres em período de amamentação ou grávidas.