Descubra as propriedades do chá de acelga

Por Robson Merieverton em Plantas, Saúde, Vegetais

Usada com bastante ênfase na preparação de saladas, a acelga é uma hortaliça que possui muitas propriedades e benefícios para a saúde das pessoas. A acelga possui um sabor marcante e pode ser encontrada em feiras livres e mercados. Ela é uma planta de pequeno porte, da família da beterraba. Porém, o consumo é baseado nas folhas.

Propriedades da acelga

A hortaliça é rica em fibras, proteínas e vitaminas A, B, C e K, que realizam o transporte correto das substâncias pelo sistema circulatório. Ela é rica em água, sais minerais sódio, magnésio, potássio, zinco e ferro, por isso é considerada indispensável para o bom funcionamento do corpo.

Descubra as propriedades do chá de acelga

Foto: depositphotos

O seu consumo ajuda a acelerar o metabolismo, auxilia na coagulação sanguínea e na saúde dos cabelos. Apesar de fazer muito bem para a saúde, sua ingestão em altas quantidades pode retardar a absorção de alguns nutrientes, devido a presença do ácido oxálico. Para retirar parte do ácido oxálico, a dica é ferver a verdura antes da ingestão.

Benefícios para a saúde

O chá de acelga possui muitos benefícios para a saúde. Ele pode ajudar na prevenção e tratamento de muitas doenças. Entre elas, destaque para as micoses, cálculos biliares, diabetes, neurites, estômago desregulado, hemorroidas e anúria. Ela também trata queimaduras e cicatrizes.

A acelga também é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes do planeta. Ela possui luteína, quercetina, kaempferol e zeaxantina, elementos chave para o combate de várias doenças.

O consumo da acelga também regula o açúcar do sangue, devido a presença do ácido siríngico. O vegetal também fortalece os ossos e os dentes.

Outra doença que a acelga também pode ser usada no combate é o câncer de cólon. Essa ação vem por meio da quantidade de fibras, clorofila, fitoquímicos e outras substâncias que ela contém. O bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso é outro benefício trazido pelo consumo da hortaliça. Para o cabelo, ela promove o crescimento e força.

Como preparar o chá de acelga

Para dispor de todos os benefícios que a acelga pode proporcionar, além de incluí-la na alimentação, você pode fazer o chá. Para isso, basta separar um litro de água e 50 gramas de folhas de acelga.

Com ajuda de uma panela, coloque as folhas da acelga junto a água. Assim que ela ferver, espere mais 10 minutos. Depois é só desligar o fogo e esperar esfriar.